Montagem — Introdução Teórica

Plano

A Pós-produção corresponde à última fase de um filme ou produto audiovisual, fase em que os materiais obtidos durante a rodagem são trabalhados, através da edição de imagem e som, e articulados entre si através da montagem, dando-se ao filme o aspecto final pretendido antes da exibição.

Neste bloco tratar-se-á dos principais conceitos e regras de montagem, assim como das principais técnicas e ferramentas de edição/tratamento de imagem e som, recorrendo a programas de edição não-linear como o Adobe Premiere, Final Cut Pro, entre outros. A montagem é o processo pelo qual, na pós-produção, os diferentes materiais produzidos durante a rodagem são seleccionados e articulados entre si, contribuindo para a produção de sentido do filme (ao manipular-se a sequência narrativa das cenas e a progressão dramática dos acontecimentos representados) e garantindo a criação de um todo coerente. Neste módulo serão identificados os tipos e as regras básicas de montagem, ensinando-se de que modo esta pode ser utilizada para fins expressivos.

Programa

– A montagem, do cinema primitivo ao cinema moderno
– A estrutura narrativa do filme
– Ponto de vista
– Sequências de acção e de tempo
– Raccords e transições
– Utilização da elipse
– Flash-backs
– Ritmo e tempo do filme
– Duração do plano e da cena
– Elementos estéticos, visuais e sonoros
– Elementos de desenvolvimento dramáticos
– Análise e escolha dos materiais filmados
– Organização e workflows nos processos de montagem
– Relações com realizador e produtor e equipas. Contexto profissional Português

 

 

 

 

Info

Data
6 de Abril de 2013

Duração
8 horas

Horário
9:00 – 18:00

João Braz

João Braz, 42 anos, formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema.Montou dezenas de longas-metragens, documentários, assim como séries e filmes publicitários.Entre eles,”Alice”, “Noite Escura”, “Filme do Desassosego”, “Crime do Padre Amaro”, “Como desenhar um circulo perfeito”, “Linha Vermelha”, “Sangue do meu sangue” (poderá consultar toda a carreira em http://www.imdb.com/name/nm3949693/). Em 2010 recebeu o prémio de Melhor Montagem pelo filme “Fantasia Lusitana”, na XVII.ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português.

Local
Departamento de Engenharia Informática
Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra