O Desenvolvimento do imaginário Sonoro nos filmes O Ladrão de Bonecas, O Cuidador de Gatos, A Promessa e O Apóstolo de Fernando Cortizo

Helena Maria da Silva Santana1, Maria do Rosário da Silva Santana2, 3

universidade de aveiro1, Instituto Politécnico da Guarda2

Apresentação no bloco 2.4-14h30 do dia 24 de Novembro de 2018

Resumo

Na análise da obra de um autor, podemos perceber a sua evolução e desenvolvimento, não só a nível técnico e estilístico, mas também nos temas que lhe vão definindo o ser, e ter, arte. Através de O Ladrão de Bonecas (El Ladron de Munecas), O Cuidador de Gatos (O Coidador de Gatos), A Promessa (Promesa) e O Apóstolo de Fernando Cortizo serão analisados diversos conteúdos obra, de forma a perceber de que maneira a música ilustra um imaginário que se faz de autor. Através de um conjunto muito particular de 4 propostas que utilizam a técnica do stopmotion enquanto meio de produzir um discurso e uma narrativa visual, tentaremos perceber de que forma os compositores Josh Rouse, Carlos Fernandez e Philip Glass, os interiorizam, e redimensionam, na estruturação de um sonoro que se mostra, também ele, de autor. Neste nosso trabalho, é pois nossa intenção perceber de que forma a obra musical se constrói de modo a elucidar estes conteúdos nas propostas fílmicas, mas também o contrário. Neste fazer, buscaremos factos e argumentos que nos permitam dizer se a obra musical, e os diversos elementos que a constituem, se redefinem para se integrar melhor nos conteúdos fílmicos, ou, se por outro lado, permanecem os mesmos, sendo que é no visual, e pelo visual, que a obra adquire os conteúdos imagéticos da temática proposta. A música enfatizando a imagem constrói-lhe um outro nível de significação, uma outra forma de vivenciar a realidade que, quando não informada, surge cruel. Neste conjunto de filmes, cineasta e demais autores, desenham um novo olhar sobre a vivência humana, permitindo uma leitura diferenciada do que pode ser a vida, a morte, a crueldade, o sinistro, o fantasmagórico. É nossa intenção perceber de que forma os diferentes planos discursivos aí concorrem.

Linha Temática

A Fusão das Artes no Cinema / Fusion of Arts on Film / Fusión de las Artes en el Cine

Palavras-Chave

Música para filme, O Ladrão de Bonecas, O Cuidador de Gatos, Promessa, O Apóstolo, Fernando Cortizo

Biografia do Autor

Helena Santana estudou Composição Musical na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Em 1998 obteve o grau de Docteur na Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV) defendendo a dissertação intitulada – “L’Orchestration chez Iannis Xenakis : L’espace et le rythme fonction du timbre”. Desde 2000, desempenha as funções de Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro leccionando diversas disciplinas nos cursos de Licenciatura em Ensino de Música e de Mestrado em Música. Pertence à unidade de Investigação – Inet-MD -, realizando diversa investigação no domínio da música contemporânea.

Biografia do Co-Autor

Rosário Santana estudou Composição Musical na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Em 1998 obteve o grau de Docteur na Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV) defendendo a dissertação intitulada – “Elliott Carter: le rapport avec la musique européenne dans les domaines du rythme et du temps”. Desde 1999, desempenha as funções de Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda, leccionando diversas disciplinas nos cursos de Formação Inicial e Complementos de Formação. Pertence à Unidade de Investigação da referida instituição, bem como ao INET-MD

Outros Autores