Aprender com o cinema: da narrativa à didática

doutor luís marques alves; doutor pedro alves

As questões relacionadas com o Cinema, principalmente no que se referem ao seu processo evolutivo, têm sido alvo da atenção dos mais diversos especialistas: historiadores, sociólogos, críticos da sétima arte, amantes do Cinema. Não é propriamente novidade o interesse, por vezes apaixonado, que o Cinema consegue congregar em seu redor.

Duas leituras possíveis pretendemos partilhar: por um lado a especificidade da construção narrativa cinematográfica e as suas repercussões sociais e individuais. Nesta vertente é importante saber o que a visualização e análise de um filme pode trazer à identidade de cada um. O cruzamente entre ficção e realidade é hoje um objeto científico sustentado e suportado por teses académicas recentes. Partilharemos uma delas.

Por outro, e talvez exatamente por isso, é inquestionávelo o significado didático e pedagógico que o “recurso cinema” pode assumir e, em particular, na aula de História. também aqui divulgaremos os resultados de um projecto de doutoramento recente que procurou compreender as vantagens e o alcance que o filme, enquanto ferramenta educativa, consegue adquirir em contexto de sala de aula.

Paralelamente, assiste-se ao aparecimento de projectos que se debruçam sobre esta temática, nas mais variadas áreas. Salientaremos o projeto “Cinema, Didática e Cultura” que pretende localizar-se na intercepção dos saberes histórico, sociológico e pedagógico-didáctico, e que reúne na sua esteira investigadores destas áreas de universidades portuguesas e espanholas. Considera-se também importante, neste contexto, destacar uma iniciativa recente que aprofunda o interesse por esta relação cinema-público(s). Referimo-nos ao Plano Nacional de Cinema que, à semelhança do que já foi feito com o Plano Nacional de Leitura, significa um passo, no sentido de estimular e motivar professores e alunos para a vulgarização desta ferramenta em contexto escolar.

Com estas três entradas – a especificidade da narrativa cinematográfica, a utilização didática e a formação de públicos – procuraremos partilhar algumas ideias que são caminhos recentes abertos e trilhados pelos proponentes deste resumo.