Júri Seleção Caminhos
O Júri Caminhos reúne um painel de individualidades, tanto nacionais como estrangeiras, de reconhecido mérito pela sua contribuição para o desenvolvimento do Cinema, Cultura ou da sociedade em geral.
António Pedro PitaProfessor
Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos. Membro do Conselho Consultivo da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Sócio-fundador da Associação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio e membro do respetivo Conselho Consultivo. Membro do Grupo "Relire l'entre-deux-guerres". Integra o Grupo de Pesquisa “Intelectuais e poder no mundo iberoamericano” (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Pertence ao Comité Científico da revista Agora – Papeles de Filosofia, da Universidade de Santiago de Compostela, ao Conselho Consultivo da revista Intellectus, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos conselhos editoriais de Revista Filosófica de Coimbra e de Estudos do Século Vinte, da Universidade de Coimbra Professor visitante na Universidade de Cádiz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Santiago de Compostela. Atividade como docente e como conferencista em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, China/Macau. Foi Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007) e Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011). Principais livros publicados: - O aprendiz do mundo e outros fantasmas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Melancolia dupla, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Quem da sombra nada sabe, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Conflito e unidade no neo-realismo português — Arqueologia de uma problemática, Campo das Letras, Porto, 2002; - A experiência estética como experiência do mundo — A estética segundo Mikel Dufrenne, Campo das Letras, Porto, 1999.
Fátima RibeiroRealizadora / Argumentista
Fátima Ribeiro nasce em Gáfete, Crato, Portalegre. É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), e pós-graduada em Artes Performativas, pela mesma Escola. É doutoranda em Artes (Universidade de Lisboa) e dá aulas de argumento cinematográfico na ESTC. Inicia o seu trabalho no cinema em 1990, como anotadora e assistente; e no Teatro em 1993, como encenadora, na Casa Conveniente, em Lisboa. O trabalho no Teatro revelar-se-ia episódico, no Cinema passará a sua vida profissional. Trabalha, entre outros, com os realizadores Fernando Lopes, João César Monteiro, António da Cunha Telles, Catherine Breillat e Fernando Trueba. A partir de 1997 escreve e realiza filmes. Com “Mais Tarde” recebe em 2001 um prémio da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD). Em 2018 ganha, com a peça “Bro”, o Grande Prémio de Inatel para Novos Textos de Teatro. Em 2019, como co-argumentista de “Raiva”, recebe o prémio de melhor argumento adaptado atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema
Joana TosteRealizadora Cinema de Animação
Nasceu em Maio de 1970. Licenciou-se em Design Industrial, ao que se seguiu uma pós-graduação na mesma área na Glasgow School of Art/Centro Português de Design. Estudou pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e em 1992 interrompeu os estudos por um ano para estudar animação na Tobistoon. Desde essa altura trabalhou sempre em animação, colaborando com vários estúdios e desenvolvendo os seus próprios projectos. Em 2004 fundou a sua própria produtora, a Gomtch Gomtch. Simultaneamente trabalha em ilustração, cenários para teatro, workshops para crianças e criação de páginas de internet.
Pandora da Cunha TellesProdutora
Pandora da Cunha Telles licenciou-se em Relações Internacionais e Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e na Universidade de Granada. Após regressar a Portugal, começou a trabalhar em Cinema. Antes de fundar a Ukbar Filmes juntamente com Pablo Iraola, produziu vários filmes, grande parte em co-produção internacional, dos realizadores António da Cunha Telles, Maria João Ganga, Jorge Paixão da Costa, Teresa Prata e João Botelho. Na Ukbar Filmes, tem produzido obras para cinema e televisão, com um forte interesse por narrativas históricas e personagens emocionantes. "Soldado Milhões", a série "A Espia" e ainda a longa-metragem "Gaza, mon amour", uma co-produção internacional, são alguns dos êxitos produzidos mais recentemente pela produtora. Pandora integra ainda o European Producers Club e, mais recentemente, a direção da Associação Portuguesa de Realizadores e Argumentistas de Ficção.
Tathiani SacilottoProdutora
Tathiani Sacilotto é produtora e sócia da Persona Non Grata Pictures (Portugal/Brasil) e da Diálogos Atómicos (Portugal). Produziu mais de 25 filmes entre longas, documentários e curtas-metragens que participaram em dezenas de festivais internacionais. Filmes recentes: “Pedro e Inês” de António Ferreira (2018-Portugal/França/Brasil) “Gafas Amarillas” de Ivan Mora Manzano (2019-Equador/Brasil) e “Ese Fin de Semana” de Mara Pescio (2021-Argentina/Brasil).
Tiago SalazarDramaturgo
Nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. É doutorando no Instituto de Geografia, com uma tese sobre A Volta ao Mundo, de Ferreira de Castro. Trabalha como jornalista desde 1991, atualmente como freelancer, tendo vencido o prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura em 1995. É formador de Escrita e Literatura de Viagens. Idealizou, escreveu e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2. Foi Bolseiro da Fundação Luso-Americana na cidade de Washington, em 2010. Venceu o prémio Literatura na XVII Gala dos Prémios da revista Mais Alentejo, em 2018, com A Escada de Istambul.