Júri Seleção Caminhos

O Júri Caminhos reúne um painel de individualidades, tanto nacionais como estrangeiras, de reconhecido mérito pela sua contribuição para o desenvolvimento do Cinema, Cultura ou da sociedade em geral.

  • António Pedro Pita

    António Pedro PitaProfessor

    Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos. Membro do Conselho Consultivo da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Sócio-fundador da Associação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio e membro do respetivo Conselho Consultivo. Membro do Grupo "Relire l'entre-deux-guerres". Integra o Grupo de Pesquisa “Intelectuais e poder no mundo iberoamericano” (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Pertence ao Comité Científico da revista Agora – Papeles de Filosofia, da Universidade de Santiago de Compostela, ao Conselho Consultivo da revista Intellectus, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos conselhos editoriais de Revista Filosófica de Coimbra e de Estudos do Século Vinte, da Universidade de Coimbra Professor visitante na Universidade de Cádiz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Santiago de Compostela. Atividade como docente e como conferencista em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, China/Macau. Foi Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007) e Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011). Principais livros publicados: - O aprendiz do mundo e outros fantasmas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Melancolia dupla, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Quem da sombra nada sabe, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Conflito e unidade no neo-realismo português — Arqueologia de uma problemática, Campo das Letras, Porto, 2002; - A experiência estética como experiência do mundo — A estética segundo Mikel Dufrenne, Campo das Letras, Porto, 1999.

  • Fátima Ribeiro

    Fátima RibeiroRealizadora / Argumentista

    Fátima Ribeiro nasce em Gáfete, Crato, Portalegre. É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), e pós-graduada em Artes Performativas, pela mesma Escola. É doutoranda em Artes (Universidade de Lisboa) e dá aulas de argumento cinematográfico na ESTC. Inicia o seu trabalho no cinema em 1990, como anotadora e assistente; e no Teatro em 1993, como encenadora, na Casa Conveniente, em Lisboa. O trabalho no Teatro revelar-se-ia episódico, no Cinema passará a sua vida profissional. Trabalha, entre outros, com os realizadores Fernando Lopes, João César Monteiro, António da Cunha Telles, Catherine Breillat e Fernando Trueba. A partir de 1997 escreve e realiza filmes. Com “Mais Tarde” recebe em 2001 um prémio da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD). Em 2018 ganha, com a peça “Bro”, o Grande Prémio de Inatel para Novos Textos de Teatro. Em 2019, como co-argumentista de “Raiva”, recebe o prémio de melhor argumento adaptado atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema

  • Joana Toste

    Joana TosteRealizadora Cinema de Animação

    Nasceu em Maio de 1970. Licenciou-se em Design Industrial, ao que se seguiu uma pós-graduação na mesma área na Glasgow School of Art/Centro Português de Design. Estudou pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e em 1992 interrompeu os estudos por um ano para estudar animação na Tobistoon. Desde essa altura trabalhou sempre em animação, colaborando com vários estúdios e desenvolvendo os seus próprios projectos. Em 2004 fundou a sua própria produtora, a Gomtch Gomtch. Simultaneamente trabalha em ilustração, cenários para teatro, workshops para crianças e criação de páginas de internet.

  • Pandora da Cunha Telles

    Pandora da Cunha TellesProdutora

    Pandora da Cunha Telles licenciou-se em Relações Internacionais e Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e na Universidade de Granada. Após regressar a Portugal, começou a trabalhar em Cinema. Antes de fundar a Ukbar Filmes juntamente com Pablo Iraola, produziu vários filmes, grande parte em co-produção internacional, dos realizadores António da Cunha Telles, Maria João Ganga, Jorge Paixão da Costa, Teresa Prata e João Botelho. Na Ukbar Filmes, tem produzido obras para cinema e televisão, com um forte interesse por narrativas históricas e personagens emocionantes. "Soldado Milhões", a série "A Espia" e ainda a longa-metragem "Gaza, mon amour", uma co-produção internacional, são alguns dos êxitos produzidos mais recentemente pela produtora. Pandora integra ainda o European Producers Club e, mais recentemente, a direção da Associação Portuguesa de Realizadores e Argumentistas de Ficção.

  • Tathiani Sacilotto

    Tathiani SacilottoProdutora

    Tathiani Sacilotto é produtora e sócia da Persona Non Grata Pictures (Portugal/Brasil) e da Diálogos Atómicos (Portugal). Produziu mais de 25 filmes entre longas, documentários e curtas-metragens que participaram em dezenas de festivais internacionais. Filmes recentes: “Pedro e Inês” de António Ferreira (2018-Portugal/França/Brasil) “Gafas Amarillas” de Ivan Mora Manzano (2019-Equador/Brasil) e “Ese Fin de Semana” de Mara Pescio (2021-Argentina/Brasil).

  • Tiago Salazar

    Tiago SalazarDramaturgo

    Nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. É doutorando no Instituto de Geografia, com uma tese sobre A Volta ao Mundo, de Ferreira de Castro. Trabalha como jornalista desde 1991, atualmente como freelancer, tendo vencido o prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura em 1995. É formador de Escrita e Literatura de Viagens. Idealizou, escreveu e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2. Foi Bolseiro da Fundação Luso-Americana na cidade de Washington, em 2010. Venceu o prémio Literatura na XVII Gala dos Prémios da revista Mais Alentejo, em 2018, com A Escada de Istambul.