Júri da Federação Internacional de Cineclubes

O Prémio D. Quijote é um prémio da IFFS – Federação Internacional de Cineclubes atribuído em Festivais de Cinema selecionados, promovendo o filme vencedor em todo o mundo através da rede de cineclubes. A base para a selecção são a filosofia movimento cineclubista, como base o Plano de Tabor, dos Direitos do Público e da utopia Quijote. O filme vencedor deste prémio tem admissão no festival de cinema promovido pela Federação Internacional de Cineclubes.

  • Daniel Maciel

    Daniel MacielAntropólogo, Realizador, Programador

    É Membro da AO NORTE e doutorado em Antropologia – Poder, Resistência e Movimentos Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação sobre usos e práticas de cultura direcionados a populações marginalizadas, com especial interesse na sua aplicação em contextos prisionais. Com a AO NORTE tem vindo a colaborar em projetos de recolha, inventariação e reflexão em torno de fotografias históricas em álbuns pessoais.

  • Dragan Milinkovic Fimon

    Dragan Milinkovic FimonProfessor

    O Professor Fimon é um eminente professor universitário, produtor, autor de teatro e realizador com uma carreira admirável. Ele graduou-se na Faculdade de Artes Dramáticas de Belgrado e concluiu o seu mestrado na Faculdade de Filologia de Belgrado – departamento de Sociologia da Literatura. Seguindo para a pesquisa científica em Paris (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) e Londres (British Film Institute), ele concluiu seu doutoramento com uma tese sobre as Possibilidades de se filmar um romance. Ele conduziu pesquisas de pós-doutoramento em Paris (economia da cultura), Moscou (cinema do Leste Europeu), Seul (linguagem cinematográfica), Londres (literatura e cinema) e Barcelona (educação para os media). Fimon é também conhecido por ser produtor, realizador e colaborador de filmes e projetos de TV, roteirista e realizador de várias peças de teatro, autor de diversos livros e ensaios (história e teoria do cinema, sociologia das artes, economia cultural e economia das artes) e organizador de vários workshops (Olhando para o Cinema, Relações entre o Cinema e a Literatura, Cinema do Sudeste Europeu, Desconstruindo Emir Kusturica, Educação de Crianças para o Cinema, Literacia para o Cinema e os Media, Atuação no Palco e na Tela).

  • Pedro Nora

    Pedro NoraAdvogado

    Pedro Nora licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 2007. Desde então, é advogado, exercendo em várias áreas jurídicas há mais de 10 anos. Apaixonado por música, cinema e banda desenhada, manifesta o seu louvor por essas artes enquanto locutor na Rádio Universidade de Coimbra.