Júri da Federação Internacional de Cineclubes

O Júri FICC é composto por cinéfilos de qualquer país do mundo, selecionados de entre as candidaturas das várias Federações Nacionais de Cineclubes. Apenas são elegíveis ao prémio D. Quijote da FICC/IFFS os filmes ausentes de diálogo, falados ou com legendas em inglês ou francês, presente na Selecção Caminhos.

  • Julia Brow

    Julia BrowProgramadora e Produtora

    Julia Brow é programadora de cinema e produtora de eventos. É uma entusiasta pela sustentabilidade, acessibilidade, diversidade e inclusão nos domínios das artes e do património. Tem especial interesse por cinema de curta-metragem, de temática ambiental e internacional. Além da sua ocupação profissional no Barbican Centre, programa e produz eventos no Festival Brainchild e no Cineclube No Planet B.

  • Víctor Feliu

    Víctor FeliuProgramador

    Víctor Feliu é Presidente do Cineclube ACTE de Cambrils, próximo de Barcelona. Nesse cineclube, Víctor Feliu é responsável pela programação e documentação de ciclos de cinema, pelos programas formativos, palestras e outras actividades de promoção da cultura cinematográfica. Tem participado como jurado em vários festivais de cinema em Espanha, sendo estas grandes oportunidades para conhecer novas cinematografias e outros aficionados pela sétima arte. A sua cinefila tem particular interesse nas expressões italianas e no cinema independente americano e britânico. Participar como jurado nos Caminhos do Cinema Português afigura-se-lhe uma oportunidade para conhecer a nossa cinematografia e, eventualmente, a programar no cineclube que representa.

  • Vítor Ribeiro

    Vítor RibeiroProgramador Cinema

    Programação de Cinema na Casa das Artes de Famalicão, com destaque para o Close-up – Observatório de Cinema (www.closeup.pt), desde Maio de 2016; Mestrado em “Mediação Cultural e Literária, Área de Especialização em Estudos de Cinema e Literatura” (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2011-2013) com uma tese sob a forma de Guião Cinematográfico, “Em Teu Ventre”, que cruza ao sabor do tempo duas obras de Goethe, “As Afinidades Electivas” e “Werther”; Trabalho mais relevante na área da programação cinematográfica, com destaque para o projecto Cineclube de Joane, entidade financiada ininterruptamente pelo Ministério da Cultura desde 2002, do qual é director e programador desde 1998. Tem também concretizado propostas de programação em parceria com outras estruturas; Membro do Júri dos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual desde 2016; Tem escrito regularmente sobre cinema em várias publicações, das quais destaca o Jornal Público e o site à pala de Walsh; Licenciado em engenharia civil, funcionário público.