Júri Ensaios (2020)

O Júri da Seleção Ensaios av aliará os filmes selecionados, produções realizadas em contexto académico ou de formação técnica e profissional, atribuindo três prémios; o Melhor Ensaio Nacional, o Melhor Ensaio Nacional de Animação e o Melhor Ensaio Internacional. O festival pretende com esta secção conferir um espaço de diálogo estreito a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã, bem como um olhar comparativo entre as culturas e perspectivas cinematográficas.

  • David Bonneville

    David BonnevilleRealizador, Argumentista

    David Bonneville * (Porto, 1978) escreveu, realizou e produziu as curtas-metragens premiadas Cigano, L'Arc-en-Ciel, Eden, e Heiko - filmes estreados em festivais por todo o mundo, tal como em SXSW, Slamdance, Guadalajara, Transilvânia, Locarno, Turim, Tanger ou Melbourne. David concluiu o mestrado em argumento como bolseiro de mérito académico da Universidade de Westminster. É licenciado em som e imagem pela UCP (Porto) e UPF (Barcelona), e completou o curso de realização com a Academia de Cinema de Berlim, no âmbito do Programa Criação Artística da Gulbenkian. David iniciou a carreira como assistente do realizador Manoel de Oliveira e trabalhou também na BBC. Foi mentor, palestrante, e orientador de workshops no Festival Caminhos, na University of Westminster, Masaryk University, The Actors Centre e em várias outras estruturas. O Último Banho, a sua primeira longa-metragem, tem estreia no Festival Int. de Cinema de Tóquio.

  • Raquel Schefer

    Raquel ScheferCrítica/Docente/Investigadora

    Raquel Schefer é investigadora, realizadora, programadora e docente na Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris 3. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris 3, é mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou a obra El Autorretrato en el Documental (2008) na Argentina, bem como diversos capítulos de livros e artigos em Portugal e no estrangeiro. Foi Professora Assistente na Universidade Grenoble Alpes, docente nas Universidades Paris Est — Marne-la-Vallée, Rennes 2, na Universidad del Cine de Buenos Aires e na Universidad de la Comunicación, na Cidade do México, e investigadora convidada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. É bolseira de pós-doutoramento da FCT no CEC/Universidade de Lisboa, no IHC/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Western Cape e co-editora da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana.

  • Tânia Leão

    Tânia LeãoSocióloga e Investigadora

    Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Investigação pelo ISCTE-IUL e doutorada em Sociologia com especialização em Cidades e Culturas Urbanas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Os projetos de mestrado e de doutoramento que desenvolveu centraram-se no estudo de festivais de cinema nacionais, com particular enfoque nos públicos. Iniciou a carreira de investigação no extinto Observatório das Atividades Culturais (OAC), e é, atualmente, investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, onde inclui o subgrupo de investigação em “Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais”. É, ainda, investigadora principal no Observatório Social de Vila Nova de Gaia, função que articula com a atividade docente. Os seus interesses de investigação recaem nas áreas da cultura e artes, em especial o cinema e artes visuais, consumos e práticas culturais, políticas culturais, trabalho cultural, educação e metodologias qualitativas. É autora e coautora de várias publicações nestes domínios. Colabora frequentemente com festivais e mostras de cinema, sua área de investigação preferencial. É membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e da European Network for Cinema and Media Studies (NECS).