Montagem
RESUMO
A montagem é o processo pelo qual, na pós-produção, os diferentes materiais produzidos durante a rodagem são selecionados e articulados entre si, num processo quase sempre invisível aos olhos do espetador, contribuindo para a produção de sentido do filme criando a ilusão de espaço e de tempo na ação do filme, garantindo, deste modo, a criação de um todo coerente. Neste módulo serão identificados os tipos e as regras básicas de montagem, bem como, posteriormente, realizar-se-á a própria montagem da curta-metragem, produto final do curso, em conjunto com os formandos.
DATA & LOCAL
2/3 e 9/10 de Abril de 2016
9:00 — 18:00
32 horas
Dept. Engenharia Informática, Pólo 2
Pinhal de Marrocos, Coimbra
Inscrição
Condição | Preço |
---|---|
Estudantes | 150 € |
Público | 200€ |
PLANO DA SESSÃO
– A montagem, do cinema primitivo ao cinema moderno;
– A estrutura narrativa do filme;
– Ponto de vista;
– Sequências de acção e de tempo;
– Raccords e transições;
– Utilização da elipse;
– Flash-backs;
– Ritmo e tempo do filme;
– Duração do plano e da cena;
– Elementos estéticos, visuais e sonoros;
– Elementos de desenvolvimento dramáticos- Introdução à edição não-linear – Organização e workflows nos processos de montagem- Importação, sincronismo e organização do material;
– Análise e escolha dos materiais filmados- Prática de edição – Visionamento e discussão da montagem;
– Relações com realizador e produtor e equipas. Contexto profissional Português.
Formador
Edgar Feldman
Montagem para cinema:
2015 – Montagem de A Fábrica, longa‐metragem, realização Pedro Pinho, produção Terratreme. Em execução;
2014 – Montagem de Montanha, longa‐metragem, realização João Salaviza, produção Filmes do Tejo;
2013 – Montagem de A Batalha de Tabatô, longa-metragem, realização João Viana, produção Papavarenoir; Special Mention Best First Film Berlinale 2013;
2013 – Montagem de Tabatô, curta‐metragem, realização João Viana, produção Papavarenoir; DAAD Schort Film Award Berlinale 2013;
Outros Módulos
Edição de Imagem: Color Grading
Marco Amaral
Os principios da correcção de cor e as ferramentas disponíveis. Formatos e camaras digitais. Exemplos de planos de filmes já terminados.
---
23 a 25 de Abril de 2016
Estudantes 80€
Público 100€
Edição de Som
Hugo Leitão
A edição de som é uma das últimas fases de pós produção de som para cinema, onde as decisões são definitivas e onde o fim do processo significa o início de vida comercial de uma obra.
---
16 e 17 de Abril de 2016
Estudantes 60€
Público 80€
Marketing Cinematográfico
Saúl Rafael
A cadeia de valor do cinema e a importância do distribuidor. A conjuntura e as novas tendências.
---
29 de Maio de 2016
Estudantes 60€
Público 80€
Banda Sonora
Pedro Janela
Hoje, mais do que nunca, a música desempenha um papel vital em longas-metragens, documentários e programas de televisão. Algumas destas obras são quase tão conhecidas pela sua componente musical como pelo o seu conteúdo visual.
---
28 de Maio de 2016
Estudantes 60€
Público 80€