Esta formação irá tratar da escrita e planeamento de um projecto de documentário, assim como das técnicas de investigação para a concepção de narrativas, a partir de exemplos práticos e de projectos realizados e terminados e a partir de ideias trazidas pelos participantes destas sessões. Tendo em conta o visionamento de excertos de filmes assim como a apresentação de projectos e guiões, serão fornecidas e discutidas pistas para avançar para um projecto escrito, a partir de estratégias de produção nacionais ou internacionais. Adquirir Técnicas de investigação para a concepção de narrativas; PARTE 1 Material de Escrita Departamento de Engenharia Informática, Pólo II 10 e 11 de Março 80€ estudantes / 120€ público geral Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Senhora Aparecida (1994), Swagatam (1998) Mais Alma (2000), O Arquitecto e a Cidade Velha(2004), Nacional 206 (2009) Falamos de António Campos (2010) Pedra e Cal (2016). Estudou Antropologia Social, fez o Mestrado em Antropologia Visual no Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e o Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com a tese Camponeses do Cinema. Representações da Cultura Popular no Cinema Português. Em 2000 fundou, com Catarina Mourão, a produtora Laranja Azul onde produziu filmes de Daniel Blaufuks, Sílvia Firmino e João Ribeiro, entre outros. É Professora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do Mestrado em Antropologia – Culturas Visuais. Coordena o NAVA (Núcleo de Antropologia Visual e da Arte), Linha temática do Centro em Rede em Antropologia / CRIA. Ensina também nos mestrados e doutoramentos da Universidade de São Paulo, no Brasil, e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Barcelona, assim como no Lisbon Docs, Fórum para a Produção de Documentários. Margarida Leitão Daniel Ribas Catarina Alves Costa Ricardo Leite
Investigação, Escrita e Planeamento para Documentário
Resumo
Objectivos a atingir
Escrever e planear a produção de um documentário;Plano de Sessão
– Documentário de autor, limites e possibilidades
– Estratégias possíveis: o poético, o imersivo, o diarístico, o arquivo
– Usos do discurso: observacional, usos da entrevista, comentário em off.
– Metodologias das ciências sociais usadas nas artes e no documentário
PARTE 2
– Construção da ideia e possibilidades cinematográficas de um tema
– O trabalho de pesquisa a partir de arquivos, literatura, arte e fotografia
– A construção dos personagens em documentário
– Ambientes e território
– O trabalho de campo, as ideias de viagem e de imersão
– Escrita do guião (motivação pessoal, tratamento, sinopse, guião)
– Construção narrativa, descrição de cenas, estilo cinematográficoMaterial necessário
Eventualmente computador pessoal.Local
Pinhal de Marrocos, CoimbraData e Horário
9:00 — 18:00
16 horasInscrições
10% desconto para associados e membros UAb
Lotação máxima de 20 formandosFormadora
Catarina Alves CostaRealizadora / Investigadora
Outros Módulos
História e Linguagem do Cinema (8h)
—
14 de Março de 2018
10:00 — 19:00
40€ estudantes / 60€ público geral
Estruturas Narrativas (8h)
—
1 de Maio
9:00 — 18:00
40€ estudantes / 60€ público geral
Investigação, Escrita e Planeamento para Documentário
—
10 e 11 de Março
9:00 — 18:00
80€ estudantes / 120€ público geral
Cinema Documental Português
—
17 de Março
9:00 — 18:00
40€ estudantes / 60€ público geral