A divulgação das descobertas científicas ao grande público tem que ultrapassar a distância que separa o conhecimento científico do saber comum. Para se conseguir esta divulgação é necessário construir um tipo de narrativa ou enunciado para que este conhecimento fique adaptado ao público-alvo, tornando-se atrativo e inteligível. 7 e 8 de Janeiro de 2017 (Inscrições até 26.Dez.2016) Conservatório de Música de Coimbra – A cinematografia e investigação científica. Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos e em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva.
É Investigador Colaborador na Unidade Móvel de Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.
Pedro Branco
António Moreira
RESUMO
O século XIX destacou-se na área da divulgação científica, inicialmente pela literatura e posteriormente pelas técnicas fotográficas, e pelo cinema. Estas novas técnicas permitiam aos investigadores não só a análise do movimento, mas também do que não era visível a olho nu, por ser demasiado pequeno ou demasiado grande, muito lento ou muito rápido.
As características da narrativa do cinema documental científico implicam a simplificação do enunciado divulgativo, para melhor compreensão do público, mas sem que se perda a particularidade do campo especifico da ciência que se pretende divulgar.
DATA & LOCAL
9h00 – 18h00 (8h presenciais + 18h online ou 26h online)
Condição
Preço
Estudantes
70€
Público
90€
PLANO DA SESSÃO
– Elaboração da narrativa para Cinema Científico.
– Registos cinematográficos na ciência experimental.
– Tipos de técnicas de filmagem.
– Práticas de microscopia e de microcinematografia.
Formadores
Pedro BrancoCinema Científico em Contexto Educativo e Artístico
Outros Módulos
Cinema Científico em Contexto Educativo e Artístico
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7 e 8 de Janeiro de 2017
Estudantes 70€
Público 90€
Cinema e Vídeo: Desconstruções Pedagógicas
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21 e 22 de Janeiro de 2017
Estudantes 70€
Público 90€