Seleção Ensaios – Curtas-Metragens (Portuguese Students or Film Schools) País de Origem Origin Country Portugal Duração Runtime 00:02:00 Língua Language No Dialogue Numa das suas últimas entrevistas, Almada Negreiros afirmou, “ir ao encontro de um cânone. Eis a razão de todo o meu trabalho.” A sua carreira caminhou de encontro a uma abstracção matemática, a que o próprio intitulou de relação 9/10: uma das várias representações do cânone que definia (segundo ele) o labor artístico em todas as épocas e civilizações. O apuramento geométrico é evidente em várias das suas obras dos anos 1960, em particular na série composta por “Porta da Harmonia”, “O Ponto de Bauhütte”, “Quadrante I” e “Relação 9/10”. Sophia de Mello Breyner Andersen escreveu, sobre estes quadros, que eram “a pura síntese, a leia da proporção e da harmonia, que está presente em todas as coisas que estão certas.” 09/10 foi igualmente o ano lectivo em que iniciei, contra a minha vontade, uma passagem de cinco anos pelo Instituto Superior Técnico, onde me formei em Matemática. Para lá chegar usei diariamente a estação de metro do Saldanha, onde foram reproduzidas essas e outras obras do pintor. “9/10” é uma revisitação, uma década depois, a um lugar de revolta e mágoa, onde contraponho ao rigor dos números o desvario de uma câmara Super8, o desfoque dos planos, o desequilíbrios dos enquadramentos, a aleatoriedade de uma revelação caseira e a arritmia de uma montagem desregrada. Um nota de caos contra a exactidão. Projecto desenvolvido no âmbito do Workshop Super8 na Ar.Co e do Curso Livre “Geometria e Composição na Obra Abstrata de Almada Negreiros”. Sinopse Internacional Sinopsis In one of his last interviews, the painter Almada Negreiros stated, “to find a canon. That is the purpose of all my work.” Throughout his career he pursued mathematical abstraction, which he himself summed up into the 9/10 relationship: one of the various representations of the canon that defined (according to him) the artistic nature of any work in all ages and civilizations. The geometric refinement is clear in several of his pieces from the 1960s, in particular in the series composed by “Porta da Harmonia”, “O Ponto de Bauhütte”, “Quadrante I” and “Relação 9/10”. 09/10 was also the academic year in which I began, against my will, a five-year stay at Instituto Superior Técnico, where I graduated in Mathematics. To get there I used the Saldanha metro station daily, where these and other works by the painter were reproduced. “9/10” revisits, a decade later, a place of revolt and hurt, where I now take my revenge against the exactitude of the numbers with a raving Super8 camera: blurred shots, imbalanced framing, randomic revelation processes and arrhythmic editing. A note of chaos against accuracy. Mensagem do Realizador Director Statement Biografia do Realizador Director Biography Data de Conclusão Year 01/07/2020
Distribuição Distribution Realização Director Ricardo Vieira Lisboa Produção Production Ar.co Elenco Keycast Argumento Screenplay Ricardo Vieira Lisboa Direção de Fotografia (DoP) Direction of Photography Ricardo Vieira Lisboa Direção de Som Sound Direction Ricardo Vieira Lisboa Direção de Arte Art Direction Edição Editing Ricardo Vieira Lisboa Banda Sonora Original Original Soundtrack No
Exibição Exhibition
Cinema Avenida
17/11/2020, 17:30
Reposição: A divulgarOrigem Origin
País de Rodagem Filming Country PortugalMetragem e Género Footage and Genre
Tipo de Projeto Project Type Short, Student
Género Genre Documentary, ExperimentalIdioma e Legendagem Language and Subtitling
Legendas Subtitles –
9/10 9/10
Sinopse Original Original Sinopsis
Born in Lisbon, 1991. Holds an undergraduate and master’s degree in Applied Mathematics and Computer Science (from Instituto Superior Técnico) and a master’s degree in Cinema — Directing and Dramaturgy (from Escola Superior de Teatro e Cinema). Works as a film programmer for Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Serralves Foundation and IndieLisboa – International Film Festival and occasionally as a curator for the Calouste Gulbenkian Foundation. He is a film critic for À Pala de Walsh, a website he co-edits and co-founded. He has developed several papers and academic articles on the history of Portuguese film and film preservation and restoration, as well as participated and moderated several round tables and countless Q&A’s in film sessions. As a director, he has produced and directed experimental short-films and video essays such as “Le métro, Vieira da Silva” (2016), “Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration” (2016), “Cigarro Azul” (2017) and “Reinaldo’ Motifs” (2018), which have played and won awards in national and international film festivals.
Primeira Obra First Time No
Projeto Académico Academic Project Yes
Produtores Producers Ricardo Vieira Lisboa
Outros Créditos Other Credits
Argumento Original Original Screenplay Yes
Diálogos Dialogs No
Imagem Image Black & White and Color, Super8, 16:9
Misturas de Som Sound Mix
Figurinos Costumes
Caraterização Characterization
Direção Musical Musical Direction
Os dados apresentados são obtidos a partir da plataforma Filmfreeway, tendo sido disponibilizados pelos proponentes de cada filme. Se encontrou algum erro por favor reporte-o para filmes@caminhos.info dando conta do link da página e quais as secções a corrigir. Agradecemos a sua colaboração.
The data presented are obtained from the Filmfreeway platform and have been made available by the applicants of each film. If you have found an error please report it to filmes@caminhos.info with the page URL and which sections to correct. Thank you for your cooperation.
Data de Estreia Release Date 2020
Exibições Exhibitions
(* dados sujeitos a confirmação)