Sousa Martins, de Justine Lemahieu – Outros Olhares (2018)


Exibição

Outros Olhares
28/11/2018
18:00
Mini-Auditório Salgado Zenha
Piso 0 AAC

Origem

País de Origem:
País de Rodagem: Portugal, Spain
Ano: 2018

Metragem e Género

Duração:
Metragem: Documentary
Género:

Idioma e Legendagem

Língua: French, Portuguese
Legendas: English

Sousa Martins Sousa Martins

Realização: Justine Lemahieu

Primeira obra: Yes

Produção: Ukbar Filmes

Produtores: Pandora da Cunha Telles, Pandora

Sinopse Portuguesa:

Em Portugal, nem todos os santos vão à Igreja! Nascido em 1843, Sousa Martins, célebre médico e filantropo, tornou-se, apesar das suas batalhas enquanto homem de ciência, objeto de um culto religioso, um culto popular, praticado fora de qualquer igreja e convenção. A estátua erguida em sua memória no centro de Lisboa é o ponto de partida para uma viagem simultaneamente pessoal e antropológica que interroga a necessidade de crença e a sua relação com a cura.

Sinopse Original:

There is a saint in Portugal who has nothing to do with Catholicism. His name is Dr. Sousa Martins. Born in 1843, this doctor, in spite of his struggles to remain a man of science, has become the object of a deep religious cult, a popular cult practiced outside of any church or conventions. The statue erected in his memory in the center of Lisbon is the starting point of a journey, both personal and anthropological, that leads us to question our need for belief and its relation with healing.

Data de Estreia: 2018

Exibições:

Elenco:
Actor Principal: N/A
Actriz Principal: N/A
Actor Secundário: N/A
Actriz Secundária: N/AArgumento: Justine Lemahieu
Argumento Original: Yes | Diálogos: yesDirecção de Fotografia (DoP): João Pedro Plácido
Imagem
Color, Digital,
, , , ,

Direcção de Som: Olivier Blanc / Miguel Cabral / João Gazua
Direcção de Arte: Rita Gonzalez
Figurinos: N/A
Caracterização: N/A

Edição: Justine Lemahieu
Banda Sonora Original: yes
Direcção Musical: Johannes Krieger

Redes Sociais:
facebook
twitter

Os dados apresentados são da exclusiva responsabilidade dos produtores, realizadores ou proponentes dos filmes. Se encontrou algum erro por favor reporte-o para filmes@caminhos.info dando conta do link da página e quais as secções a corrigir. Agradecemos a sua colaboração.

The data presented are the sole responsibility of producers, directors or tenderers of the films. If you have found an error please report it to filmes@caminhos.info with the page URL and which sections to correct. Thank you for your cooperation.

Relacionado

  • O Espectador Espantado, de Edgar Pêra – Outros Olhares (2018)

    O Espectador Espantado, de Edgar Pêra


    Outros Olhares - 29/11/2018 - 18:00
    Mini-Auditório Salgado Zenha - Piso 0 AAC

    “Espantar-se é interrogar”.O ESPECTADOR ESPANTADO é uma cine-investigação sobre o acto de ver cinema. Um diálogo entre diferentes tipos de espectadores: o que é mais cinema? – ver o Citizen Kane num telemóvel ou ver um jogo de futebol projectado numa sala de cinema? O que é o Cinema da Incerteza? Quantos tipos de espanto existem? O Medo e a Crença precedem o Espanto? Quais são os direitos e deveres do espectador? Os filmes de ensaio são manifestos contra o voyeurismo? Os espectadores deveriam ser pagos? O que espanta hoje um espectador?
  • Inside Hou8e, de Margarida R.Nuno – Outros Olhares (2018)

    Inside Hou8e, de Margarida R.Nuno


    Outros Olhares - 30/11/2018 - 18:00
    Mini-Auditório Salgado Zenha - Piso 0 AAC

    Documentário sobre o livro de fotografia conceptual CA8A da fotógrafa Margarida Rodrigues (MAR). Entrevistas, making off e registo fotográfico recolhidos entre 2014 e 2017.
  • FERNANDO LEMOS – Como, não é retrato?, de Jorge Silva Melo – Outros Olhares (2018)

    FERNANDO LEMOS - Como, não é retrato?, de Jorge Silva Melo


    Outros Olhares - 30/11/2018 - 18:00
    Mini-Auditório Salgado Zenha - Piso 0 AAC

    Começámos este filme em 2008... terminamos agora, entre Lisboa e São Paulo. "Fui estudante, serralheiro, marceneiro, estofador, impressor de litografia, desenhador, publicitário, professor, pintor, fotógrafo, tocador de gaita, emigrante, exilado, director de museu, assessor de ministros, pesquisador, jornalista, poeta, júri de concursos.... .....conselheiro de pinacotecas, comissário de eventos internacionais, designer de feiras industriais, cenógrafo, pai de filhos, bolseiro, e tenho duas pátrias, uma que me fez e outra que me ajudo a fazer. Como se vê, sou mais um português à procura de coisa melhor." diz Fernando Lemos, artista que em 1953 deixou Lisboa rumo ao Brasil.