Júri Outros Olhares (2019)

O Júri da Seleção 'Outros Olhares' tem como missão a valorização de olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico promovendo o derrube do cânone e a procura de novas linguagens.

  • António Pedro Pita

    António Pedro PitaProfessor

    Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos. Membro do Conselho Consultivo da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Sócio-fundador da Associação da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio e membro do respetivo Conselho Consultivo. Membro do Grupo "Relire l'entre-deux-guerres". Integra o Grupo de Pesquisa “Intelectuais e poder no mundo iberoamericano” (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Pertence ao Comité Científico da revista Agora – Papeles de Filosofia, da Universidade de Santiago de Compostela, ao Conselho Consultivo da revista Intellectus, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos conselhos editoriais de Revista Filosófica de Coimbra e de Estudos do Século Vinte, da Universidade de Coimbra Professor visitante na Universidade de Cádiz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Santiago de Compostela. Atividade como docente e como conferencista em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, China/Macau. Foi Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007) e Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011). Principais livros publicados: - O aprendiz do mundo e outros fantasmas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Melancolia dupla, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Quem da sombra nada sabe, poemas, Pé de Páginas Editores, Coimbra, 2007; - Conflito e unidade no neo-realismo português — Arqueologia de uma problemática, Campo das Letras, Porto, 2002; - A experiência estética como experiência do mundo — A estética segundo Mikel Dufrenne, Campo das Letras, Porto, 1999.

  • Cristina Janicas

    Cristina JanicasProfessora

    Cristina Figueiredo Janicas, nascida a 10 abril de 1965, licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o mestrado em Estudos Artísticos, variante de Cinema. No contexto deste mestrado apresentou a dissertação final intitulada «CineSophia: cinema e filosofia. A filosofia em 20 filmes». No ano letivo de 2010-2011 foi-lhe concedida uma licença sabática, pelo Ministério da Educação, para desenvolver um projeto de investigação-ação intitulado «CineSophia: o cinema como ferramenta pedagógico-didática no ensino da filosofia». Desde 1989, é professora de Filosofia no Ensino Secundário. É sócia e pertence aos órgãos sociais da Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, desde 1984, onde participou como atriz em vários espetáculos teatrais, cinematográficos e de televisão.

  • Rita Alcaire

    Rita AlcaireAntropóloga, Documentarista

    Antropóloga e documentarista. Tem como interesses de investigação o estudo de identidades, sexualidades, saúde mental e pop culture usando documentários como forma privilegiada de os trabalhar. É corealizadora de Filhos do Tédio (2006), Para-Suicídio Pop (2008), Breve História do Rock de Coimbra (2010), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter - um ano na Rádio Universidade de Coimbra (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 - trabalho sexual é trabalho (2011). Investigadora da equipa portuguesa do projeto CILIA LGBTQI+ Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+: uma abordagem comparativa e interseccional em quatro países europeus, financiado pela NORFACE. Doutorada em Human Rights in Contemporary Societies com a tese The Asexual Revolution: discussing human rights through the lens of asexuality in Portugal, que analisou as narrativas atuais sobre assexualidade narradas por profissionais de saúde, pelos media e por pessoas assexuais, de forma a desafiar e repensar a noção de direitos humanos. Tem vários trabalhos publicados, como Filhos do Tédio (Pé de Página Editores, 2005); a edição especial do Magazine de Artes de Coimbra e Afins (Arte à Parte, 2010), que coordenou; e os capítulos "Representações da masturbação no cinema e televisão mainstream" (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015) e "Do we wear fashion or is fashion wearing us out? - international investment, globalisation and human rights" (Editora FURG, 2017).