Manuel Casimiro: Pintar a Ideia, de Isabel Gomes – Seleção Ensaios (2018)

Exibição

Seleção Ensaios
24/11/2018
17:00
NOS Cinemas Alma Shopping

Origem

País de Origem:
País de Rodagem: Portugal
Ano:

Metragem e Género

Duração:
Metragem: Documentary
Género:

Idioma e Legendagem

Língua: English, French, Portuguese
Legendas: English

Manuel Casimiro: Pintar a Ideia

Realização: Isabel Gomes

Primeira obra: No

Produção: MUI CONCEPT

Produtores:

Sinopse Portuguesa:

Documentário sobre vida e obra do artista Manuel Casimiro, num percurso de mais de 40 anos iniciado em finais da década de sessenta, através de pintura, fotografia, instalação e escultura. Conta com depoimentos do próprio artista e de críticos internacionais como Vincent Descombes, Jonathan Dronsfield e Michel Butor, entre outros. A voz-off é do actor Luís Miguel Cintra. Nascido em 1941, Manuel Casimiro realizou a primeira exposição individual na Galeria Interior (Lisboa) em 1968. Em 1976 recebeu bolsa da Fundação Gulbenkian para desenvolver projecto de investigação na área das artes visuais, partindo então para França (Paris e Nice). Foi em Nice que se fixou durante mais de 18 anos. Tendo também residido em Nova Iorque entre 1978 e 1979. O mérito do seu trabalho só viria a ser reconhecido em Portugal nos finais da década de 80, mas a nível internacional intelectuais consagrados já tinham demonstrado interesse pela sua obra. Casos de autores referenciais da estética como Jean-François Lyotard, Vincent Descombes, Pierre Restany ou Michel Butor. Em Portugal autores como Eduardo Lourenço, José-Augusto França, Agustina Bessa Luís ou Bernardo Pinto de Almeida chamaram a atenção para a originalidade da obra de Manuel Casimiro. Uma obra representada nas principais colecções portuguesas de arte moderna e contemporânea de que é exemplo a Fundação Gulbenkian e a Fundação de Serralves. Foi nesta última que em 1997 foi apresentada a exposição retrospectiva da sua vasta obra. Também no estrangeiro a sua obra está representada em importantes colecções como o MEIAC de Badajoz e o MAMAC de Nice, entre outros museus e instituições de prestígio cultural. Mais recentemente, um conjunto de trabalhos realizados em conjunto com Michel Butor deu entrada na Biblioteca Nacional de França, em Paris.

Sinopse Original:

Documentary on the work of the portuguese visual artist Manuel Casimiro

 

Data de Estreia: 9 de Dezembro , Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Exibições:

Elenco:
Actor Principal: no
Actriz Principal: no
Actor Secundário: no
Actriz Secundária: noArgumento:
Argumento Original: Yes | Diálogos: yesDirecção de Fotografia (DoP): Isabel Gomes
Imagem
Color, DIGITAL, 4K,
, , , ,Direcção de Som: Igor Sterpin
Direcção de Arte: Isabel Gomes
Figurinos: na
Caracterização: na

Edição: Igor Sterpin
Banda Sonora Original: no
Direcção Musical: na

Redes Sociais:
facebook
twitter

Os dados apresentados são da exclusiva responsabilidade dos produtores, realizadores ou proponentes dos filmes. Se encontrou algum erro por favor reporte-o para [email protected] dando conta do link da página e quais as secções a corrigir. Agradecemos a sua colaboração.

The data presented are the sole responsibility of producers, directors or tenderers of the films. If you have found an error please report it to [email protected] with the page URL and which sections to correct. Thank you for your cooperation.