O Homem-Pykante, de Edgar Pêra – Selecção Caminhos (2018)

Exibição Exhibition

Seleção Caminhos
26/11/2018
15:00
Teatro Académico de Gil Vicente

Origem Origin

País de Origem Origin Country Portugal
País de Rodagem Filming Country Portugal
Ano year

Metragem e Género Footage and Genre

Duração Runtime
Metragem Footage Documentary
Género Genre:

Idioma e Legendagem Language and Subtitling

Língua Language Portuguese
Legendas Subtitles Ingles

O HOMEM-PYKANTE – DIÁLOGOS KOM PIMENTA O HOMEM-PYKANTE – DIÁLOGOS KOM PIMENTA

Realização Director Edgar Pêra

Primeira obra First Time No

Produção Production Bando à Parte

Produtores Producers Rodrigo Areias

Sinopse Portuguesa Portuguese Sinopsis

“Um sorriso é mais barato que a electricidade e dá mais luz à mocidade” O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta não é um documentário de homenagem, é um filme poético de celebração da obra de Alberto Pimenta, fruto de uma amizade e cumplicidade mantidas ao longo dos últimos 24 anos. Pimenta é um artista, “que se considera um “tolerado”, no mesmíssimo sentido do termo administrativo com que eram designadas as prostitutas em Portugal até cerca de meados do século XX”, como um dia escreveu. Alberto Pimenta, que divide os poetas em “tolerados“ e “tolerantes”, é autor de uma vasta obra poética e performática insubmissa e desafiante. O ponto de partida deste filme são os arquivos, filmados por Edgar Pêra entre 1994 e 2018, de performances, conversas e leituras de Alberto Pimenta, material cinético que foi depois objecto de pré-selecção pelo poeta Manuel Rodrigues e posteriormente montado por Pêra. O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta é um dos (muitos) resultados possíveis. Esta versão- balão-de-ensaio, concebida especialmente para o IndieLisboa, é única e irrepetível.

 

Sinopse Original Original Sinopsis

The The Spicy-Man – Dialogues with Mr. Pepper is a poetic film that celebrates the insubmissive work of Alberto Pimenta (pimenta in Portuguese means pepper), fruit of a friendship and complicity between the artist and the filmmaker, during the last 24 years. Alberto Pimenta is the author of a vast and challenging, poetic, artistic, essayist and performatic work. The starting point of this film are the archives, filmed by Edgar Pêra between 1994 and 2018, of performances, conversations and readings by Alberto Pimenta.

Sinopse na Língua Original Original Language Sinopsis

“Um sorriso é mais barato que a electricidade e dá mais luz à mocidade” O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta não é um documentário de homenagem, é um filme poético de celebração da obra de Alberto Pimenta, fruto de uma amizade e cumplicidade mantidas ao longo dos últimos 24 anos. Pimenta é um artista, “que se considera um “tolerado”, no mesmíssimo sentido do termo administrativo com que eram designadas as prostitutas em Portugal até cerca de meados do século XX”, como um dia escreveu. Alberto Pimenta, que divide os poetas em “tolerados“ e “tolerantes”, é autor de uma vasta obra poética e performática insubmissa e desafiante. O ponto de partida deste filme são os arquivos, filmados por Edgar Pêra entre 1994 e 2018, de performances, conversas e leituras de Alberto Pimenta, material cinético que foi depois objecto de pré-selecção pelo poeta Manuel Rodrigues e posteriormente montado por Pêra. O Homem-Pykante – Diálogos com Pimenta é um dos (muitos) resultados possíveis.

Data de Estreia Release Date 05.05.2018

Exibições Exhibitions
Indielisboa; Encontros de Cinema de Viana

Elenco Keycast: Alberto Pimenta
Actor Principal Leading Actor Alberto Pimenta
Actriz Principal Leading Actress .
Actor Secundário Supporting Actor .
Actriz Secundária Supporting Actress .Argumento Screenplay Edgar Pêra
Argumento Original Original Screenplay Yes | Diálogos Dialogs yes

Direcção de Fotografia (DoP)Direction of Photography Edgar Pêra
Imagem Image
Color, ,
, , , ,

Direcção de Som Sound Direction Artur Cyaneto
Direcção de Arte Art Direction Edgar Pêra
Figurinos Costumes .
Caracterização Characterization .

Edição Editing Edgar Pêra
Banda Sonora Original Original Soundtrack yes
Direcção Musical Musical Direction Edgar Pêra

Redes Sociais Social Networks
facebook
twitter

Os dados apresentados são da exclusiva responsabilidade dos produtores, realizadores ou proponentes dos filmes. Se encontrou algum erro por favor reporte-o para [email protected] dando conta do link da página e quais as secções a corrigir. Agradecemos a sua colaboração.

The data presented are the sole responsibility of producers, directors or tenderers of the films. If you have found an error please report it to [email protected] with the page URL and which sections to correct. Thank you for your cooperation.