Soraia Chaves

Soraia Chaves Actriz e Modelo

Soraia Chaves nasceu em Besteiros, concelho de Paredes, a 22 de Junho de 1982. Depois de ter ganho o concurso Elite Model Look Portugal aos 15 anos, em 1997, Soraia foi modelo durante 8 anos. A sua estreia no cinema e nas luzes da ribalta deu-se com o seu papel da protagonista Amélia no filme O Crime do Padre Amaro. A sua interpretação no filme, que foi um sucesso em Portugal, deu-lhe fama imediata e virou as atenções nacionais para a ex-modelo.

Soraia venceu o Globo de Ouro de melhor actriz em 2007, pelo seu desempenho em “Call Girl” , o primeiro de dois filmes que fez com António-Pedro Vasconcelos (seguido por A Bela e o Paparazzo em 2010, para o qual pintou o cabelo de loiro.)

Após 2007, Soraia continuou a sua carreira de atriz no cinema e na televisão portugueses, embora tenha vivido em Madrid durante 3 anos para estudar representação . Chegou a participar na mini-série Barcelona, Cidade Neutral, uma produção espanhola.

A atriz foi ao Festival de Veneza 2012 promover a co-produção portugesa e francesa “Linhas de Wellington” , filme em que Raúl Ruíz trabalhava quando morreu, e que foi completado pela sua viúva Valeria Sarmento.

Em 2012, depois de ter recusado várias ofertas, aceitou participar na novela Dancin’ Days, resultado da parceria SIC/TV Globo e um remake de uma novela da Globo dos anos 70. Dancin’ Days esteve no ar entre junho de 2012 e setembro de 2013 e foi um grande sucesso de audiências.

Após a conclusão da novela, Soraia fez uma pausa, voltando ao trabalho em 2014, com o filme “Vermelho Russo”, um filme brasileiro filmado na Rússia.