Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro Dr. Pedro Machado

Na Turismo Centro de Portugal acreditamos que a vasta região Centro, pelas suas características intrínsecas, reúne capacidades privilegiadas para atrair produções audiovisuais, potenciando o crescimento do turismo cinematográfico nestes territórios. Nesse sentido, avançámos com a proposta de um instrumento regional que possibilite o investimento na captação de produções nacionais e internacionais. A concretizar-se, será um instrumento poderoso para o desenvolvimento de um verdadeiro cluster audiovisual regional, promovendo a coesão da região. Eventos como os Caminhos do Cinema Português têm um papel fundamental neste percurso. Está, pois, de parabéns a Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, pela sabedoria de encontrar os mais promissores caminhos para o cinema português.


Federico Fellini disse um dia que o cinema utiliza a linguagem dos sonhos. Desde 1988 que os Caminhos do Cinema Português têm sabido transformar os sonhos em realidade, no palco privilegiado que é Coimbra. Ao longo dos anos em que, com grande honra, me associo a este festival, tenho sido uma testemunha da força criativa que o tornou num caso sério de qualidade e notoriedade.

O poder das produções audiovisuais no aumento da atratividade turística dos territórios onde são filmadas é uma realidade inegável. Está a crescer de forma notória o turismo cinematográfico, alicerçado em turistas que viajam motivados pelas imagens que viram nos filmes e séries que mais os marcaram e que anseiam por visitar os locais onde foram rodadas as cenas mais emblemáticas, que se transformam assim em destinos turísticos de eleição.

Na Turismo Centro de Portugal acreditamos que a vasta região Centro, pelas suas características intrínsecas, reúne capacidades privilegiadas para atrair produções audiovisuais, potenciando o crescimento do turismo cinematográfico nestes territórios. Nesse sentido, avançámos com a proposta de um instrumento regional que possibilite o investimento na captação de produções nacionais e internacionais. A concretizar-se, será um instrumento poderoso para o desenvolvimento de um verdadeiro cluster audiovisual regional, promovendo a coesão da região.

Eventos como os Caminhos do Cinema Português têm um papel fundamental neste percurso. Está, pois, de parabéns a Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, pela sabedoria de encontrar os mais promissores caminhos para o cinema português.