Anabela Teixeira

Anabela Teixeira Actriz

Anabela Teixeira nasceu em 1973. Possui o Curso de Actores do Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral de Lisboa – IFICT (1990/1991) bem como o Curso de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1992/1995). Em 1993 estreia-se profissionalmente em televisão como protagonista da mini-série Viúva do Enforcado, dirigida pelo brasileiro Walter Avancini ao mesmo tempo que faz parte do elenco principal do filme de António de Macedo, Chá Forte com Limão. De então para cá participou em inúmeros filmes, telenovelas e mini-séries, bem como em outros programas de televisão.

No seu curriculum contam-se mais de 20 peças teatrais entre as quais se destacam Palhaços, Trilhos, O Desejo Agarrado pelo Rabo, Peregrinação, A Boda dos Pequenos Burgueses, Rastos, As Sad As Remembered Hapiness, A Filha Rebelde, Antes do Pequeno Almoço e Casas Pardas.

Em televisão destacam-se as suas participações em novelas como Terra Mãe, Ajuste de Contas, Baía das Mulheres, Doce Fugitiva, Podia Acabar o Mundo, Olhos nos Olhos, Flor do Mar, Lua Vermelha, Rosa Fogo e Os Nossos Dias. Participou ainda nas telenovelas brasileiras O Campeão e Xica da Silva.

No que se refere a mini-séries, para além de A Viúva do Enforcado, que a deu a conhecer, fez ainda parte dos elencos de Capitão Roby, Alves dos Reis, Estação da MinhaVida, Culpa Formada, A Jóia de África, Bocage, O Dia do Regicídio e Conta-me História.

Em cinema, para além do já mencionado Chá Forte com Limão, destacam-se as suas participações em Laços de Sangue, El Rey de Napoles, Fado Majeur et Mineur, La Reine Margot, A Luz Incerta, Manual de Evasão LX94, A Casa dos Espíritos, A Viagem, A Comédia de Deus, O Rapaz do Trapézio Voador, 1 Motivo, Reflexo, Do Outro Lado do Mundo e Florbela. Com este último filme ganhou o Prémio Sophia de Melhor Actriz Secundária.

Escreveu o argumento da longa-metragem Filme a Cidade, com o qual foi seleccionada para o Concurso Ibero Americano. Realizou as curtas-metragens Anita na Praia e Eu, Ofélia, que ambas exibidas no Fantasporto.

Foi júri de vários Festivais de Cinema como o IndieLisboa, Cineeco e Famafest. Desde 2005 que faz parte da Comissão de Honra de Notáveis na categoria de Cinema dos Globos de Ouro. Em 2011 foi eleita Vice-Presidente da Direcção da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas Portuguesas.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes