Exibição Exhibition

Selecção Ensaios – Curtas-Metragens (Portuguese Students or Film Schools)
Cinema Avenida
19/11/2020, 17:30

Reposição:
Cinema Avenida
17/12/2020, 20:30

Origem Origin

País de Origem Origin Country Portugal
País de Rodagem Filming Country Portugal

Metragem e Género Footage and Genre

Duração Runtime 00:11:00
Tipo de Projeto Project Type Short, Student
Género Genre Animation, Documentary

Idioma e Legendagem Language and Subtitling

Língua Language Portuguese
Legendas Subtitles English

The President Wears Nothing

Imagem de
Sinopse Original Original Sinopsis
O Presidente Veste Nada é um documentário sobre uma mulher, chefe de confecção de uma empresa têxtil portuguesa que confecciona roupa de bebé. O documentário conduz uma conversa entre ela e o espectador revelando uma perspectiva singular sobre o dia-a-dia na confecção envolvendo questões sócio-políticas.

Sinopse Internacional Sinopsis

The President Wears Nothing is a documentary about a woman who works for a Portuguese textile company that produces baby clothes. The movie conducts a talk between her and the audience which reveals a singular perspective about the daily life in the company with some socio-political issues.

Mensagem do Realizador Director Statement
O filme coloca-nos no interior de uma fábrica de roupa para bebés, através do olhar especial de uma das funcionárias. O que era para ser uma abordagem etnográfica desse sistema de produção, transformou-se aos poucos numa análise peculiar do funcionamento da indústria e da sua função no contexto socio económico em Portugal. O resultado final é produto de um processo também muito particular. “O presidente veste nada” é um filme que se foi construindo a si próprio deixando surgir naturalmente, o seu próprio universo visual e sonoro. A banda sonora, assinada por Yara Azevedo, é o que dá início a esse processo. A ambiência da fábrica, alia-se ao tom descontraído de uma conversa e faz brotar a musicalidade de certas vozes que a cada dia se torna mais necessário ouvir. A isso, junta-se a estética visual, que nos traz um filme feito inteiramente à mão. Além da clara procura por tonalidades e texturas específicas, esta decisão também envolve um compromisso com o próprio tema. Grande parte deste tipo de confecção ainda depende de um árduo trabalho manual, o que faz com que cada peça de roupa seja única e irrepetível, tal como a obra de arte que, feita à mão, conserva para sempre a sua aura. É importante referir aqui a contribuição para um cinema documental verdadeiramente português, que explora, questiona, mas também celebra o espírito e a cultura lusitana. Apesar das diferentes nacionalidades que fizeram parte da experiência, o filme capta uma visão carregada pela sonoridade da expressão lusófona. O tema em si, também evoca à sua maneira, anos da importante história da indústria têxtil em Portugal, além de enfatizar o retrato das condições sociais ligadas ao ofício. Aqui, a representação de toda uma camada social que além da desvalorização generalizada do árduo trabalho que fazem, ainda carregam o peso do próprio género. Nunca deixa de ser pertinente dar voz a personagens desses, dos quais não nos lembramos diariamente, mas cujo papel nas nossas vidas é muito maior do que admitimos.

Biografia do Realizador Director Biography
Retrato de Clara Borges, Diana Agar Clara Borges é natural de Brasília – DF, Brasil. Durante o secundário foi Produtora e Diretora de Arte do Grupo de Teatro de Sobradinho (2011-2013). Frequentou a Escola de Artes Par-de-Ideias (2013-2015). Mudou-se para Portugal, onde frequentou um ano de Licenciatura em História da Arte na Faculdade de Coimbra (2015-2016) e a seguir muda-se para a Covilhã e na Universidade da Beira Interior estuda Cinema e cria este filme como projeto final de licenciatura. Diana Agar frequentou o curso de comunicação audiovisual da Escola Artística Soares dos Reis no Porto, especializando-se em Vídeo, onde participou em diversos projetos escolares, entre os quais: Horia (2015), o primeiro filme e documentário que escreveu e realizou, que mais tarde ganha o 2º Lugar na 1º edição do festival YMOTION. No final do mesmo ano, estagiou durante 2 meses na produtora portuense “ Revisitar Produções Audiovisuais”. Já na Universidade da Beira Interior, assumiu a Direção de Arte em diversos projetos académicos e este ano estreia o seu segundo documentário como realizadora- O Presidente Veste Nada (2019) Faz voluntariado desde de 2015 no “FEST- New Directors, New Film Festival”, em Espinho.

Data de Estreia Release Date 30/12/2019

Data de Conclusão Year 31/12/2019

Exibições Exhibitions
Prémios Sophia Estudante Lisbon December 12, 2019 Award Best Student Animation Film Portugal Prémios Sophia Estoril March 22, 2020 Best Student Film of the Year Official Selection Portugal PortoFemme Internacional Film Festival Porto October 8, 2020 Nacional Competition Official Selection Portugal Her Internacional Film Festival Killarney Official Selection Ireland

Distribuição Distribution

poster de

Realização Director Clara Borges, Diana Agar

Produção Production Universidade da Beira Interior

Produtores Producers Clara Borges

Argumento Screenplay Clara Borges, Diana Agar
Argumento Original Original Screenplay Sim/Yes

Direção de Fotografia (DoP) Direction of Photography Clara Borges e Diana Agar

Som Sound Yara Azevedo

Direção de Arte Art Direction Clara Borges e Diana Agar

Edição Editing Clara Borges e Diana Agar

Banda Sonora Original Original Soundtrack Sim/Yes
Direção Musical Musical Direction Yara Azevedo

Redes Sociais Social Networks
facebook
twitter

 

 

(* dados sujeitos a confirmação)
Os dados apresentados são obtidos a partir da plataforma Filmfreeway, tendo sido disponibilizados pelos proponentes de cada filme. Se encontrou algum erro por favor reporte-o para [email protected] dando conta do link da página e quais as secções a corrigir. Agradecemos a sua colaboração.
The data presented are obtained from the Filmfreeway platform and have been made available by the applicants of each film. If you have found an error please report it to [email protected] with the page URL and which sections to correct. Thank you for your cooperation.