História e Linguagem do Cinema

c/ Catarina Maia

Resumo da formação

A formação, na medida em que combina história e linguagem fílmica, foi pensada para articular essas duas dimensões, apresentando a constituição e evolução da linguagem do cinema a par dos grandes momentos da sua história: o pré-cinema e o cinema primitivo, os fundadores, o cinema clássico, a transição neo-realista para a Nouvelle Vague e para as várias formas de pôr em causa o modo de produção e de rodagem herdados do período clássico, terminando numa breve discussão da questão do pós-cinema. Os elementos definidores da linguagem do cinema – enquadramento, plano, cena, sequência, etc. – serão pois abordados na sua ocorrência e evolução ao longo da história do cinema, tendo como pano de fundo a grande questão das relações que o cinema sempre manteve quer com a evolução da tecnologia (de que os casos mais espectaculares são a chegada do som, da cor e do digital), quer com a economia que sustenta o aparato de produção e distribuição do negócio que o cinema também é. A formação terá uma estrutura narrativa, já que se trata de contar uma história, e uma didáctica apoiada em exemplos, ou seja, em excertos de filmes a exibir e a comentar (recorrer-se-á a um conjunto de obras canónicas da história do cinema, ou seja, filmes que é fundamental conhecer)

Data

2018/12/15 > 2018/12/16
9:30 ~ 18:30

Local

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra

Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra

Condições de Frequência
Condição Preço
Público 130 €
Sócios 105 €
Estudantes 70 €
Sócios Estudantes 55 €

Inscrição
– Inscrições limitadas a 25 formandos.

Objectivos
Dotar o formando de conhecimentos gerais sobre a história do cinema e de ser capaz  reconhecer e identificar as questões básicas da linguagem cinematográfica.
Estimular a sua capacidade de utilização prática dos conceitos analisados e fomentar a criação de consciência crítica e de análise sobre as imagem em movimento.
Pretende-se com os conhecimentos adquiridos enriquecer a gramática cinematográfica do s formandos perspectivando a aplicação no projeto de curso.
Plano de Sessão
1 – Do pré-cinema ao cinema primitivo.
2 – A elaboração da linguagem cinematográfica: enquadramento, plano, cena, sequência, movimentos de câmara, profundidade de campo, campo e fora de campo.
3 – O impacto do som no cinema: som diegético e não-diegético, o advento do som directo, a voz humana e o papel da palavra no cinema.
4 – O cinema clássico e o dispositivo da transparência
5 – A Nouvelle Vague e o ataque à transparência
6 – O digital e o pós-cinema

Catarina Maia

Catarina MaiaInvestigadora

Catarina Maia é licenciada em Estudos Artísticos, variante de Cinema, pela Universidade de Coimbra, onde fez também o curso de especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem. Integra o Grupo 6 - Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Actualmente prepara o seu doutoramento com uma tese sobre “A Moral no Cinema de João César Monteiro”. É crítica de cinema na Revista METROPOLIS e colabora regularmente com o Curso de Estudos Artísticos nas disciplinas de Análise de Filmes e Crítica Cinematográfica.