Campo-Img-PST-2.jpg

Destaques 27 de Novembro

A 27 de Novembro recebemos, na sessão das 21h45 da Selecção Caminhos as presenças de Tiago Hespanha, realizador de “Campo”, e João Manso, realizador de “História Secreta da Aviação”, ambos produções da Terratreme. 

À tarde, na sessão das 15h00, “18” terá o seu realizador Rui Esperança presente, bem como “Gabriel” será representado pelo seu realizador “Nuno Bernardo”, pelo Director de Fotografia, Pedro Negrão e pela actriz Ana Marta Ferreira. A actriz Soraia Chaves representa a curta-metragem Moscatro. Esta sessão é reposta às 22h00 nos Cinemas do Alma Shopping. 

Às 17h30 os Caminhos exibem a última animação de Regina Pessoa, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, “Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer” de Nevena Desivojević e “Alva”, do realizador Ico Costa.

Na Selecção Ensaios, recebemos a amarantina Débora Gonçalves que realizou “Teus Braços, Minhas Ondas” na Universidade da Beira Interior, numa sessão dedicada à realização no feminino. Serão exibidos 10 filmes dirigidos por mulheres de diversos países, como França, EUA, Alemanha, Portugal, Rússia e Suíça. A temática sobre mulheres no cinema será debatida entre os presentes após a exibição, com moderação de Luiza Beloti Abi Saab.  

De novo à noite, 22:00, na Seleção Caminhos Mundiais, o Mini-Auditório Salgado Zenha “é palco” para dez diferentes curtas metragens. “Way Back” de Per Kasch, acompanha a vida de um detetive particular falido de pernas para o ar, “Relicious” de Eugenio Villani e Raffaele Palazzo, explora os valores estético emocionais do consumismo. 

 

 

QUARTA, 27 DE NOVEMBRO

15:00
★ Seleção Caminhos
TAGV

Moscatro 11’
Patrícia Maciel

18 23’
Rui Esperança

Gabriel 92’
Nuno Bernardo

17:30
★ Seleção Caminhos
TAGV

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias 13’
Regina Pessoa

Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer 20’
Nevena Desivojević

Alva 98’
Ico Costa

★ Seleção Ensaios

Cinemas NOS Alma Shopping

Touch 02’
Rachel Anciaux, Laurence De Wildee, França

My Body 02’
Sandralee Zinzen, Nicolas Nivesse, França

Flora 04’
Chaerin Im, EUA

Inside Me 05’
Maria Trigo Teixeira, Alemanha

Teus Braços, Minhas Ondas 11’
Débora Gonçalves, Portugal

Quem me Dera em Vez de uma Câmera Ter Uma Mosca 13’
Cláudia Craveiro Santos, Portugal

Verniz 14’
Clara Jost, Portugal

Solitaire 19’
Elena Brodach, Rússia

Therese 29’
Fabiana Serpa, Suíça

Dark Hearts 25’
Maria Neheimer, Alemanha

★ Outros Olhares
Mini-Auditório Salgado Zenha 

Estas Mãos São Minhas 08’
André Miguel Ferreira

Afloat 10’
Filipe Abranches

O Despiste 28’
Francisco Noronha

Batida de Lisboa 76’
Rita Maia e Vasco Viana

18:00
MasterSession
Sala do Carvão, Casa das Caldeiras
O Meu Cinema: Tiago Afonso
Moderação: Sérgio Dias Branco (LIPA / UC)

Tiago Afonso

Tiago AfonsoRealizador

Cineasta formado pela ESAP/Ateliers Varan/IPP-ESMAE. Doutorando em Arte Contemporânea, Universidade de Coimbra, onde investiga a relação entre o íntimo e o político. Realizou cerca de 30 filmes documentais, encomendas (Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, entre outros), ensaios visuais, filmes de intervenção, de carácter biográfico (A Causa e a Sombra, sobre a vida de Alípio de Freitas, Porto/post//Doc e Mostra de S. Paulo, RTP2) e também de carácter auto-biográfico ‒ em vídeo: lugardoreal.com/lugar-do-real?tag=tiago-afonso, canal youtube fajuto78 e super8: Covas do Douro vimeo.com/7971198 - assim como vídeo-instalações: Yuri vimeo.com/1474138. Programa regularmente ciclos temáticos de cinema. Participou na programação de Panorama 2010. Programador de Cinema para a Fundação de Serralves (2009-13) e para a Doclisboa (2014). Programou e co-dirigiu o festival doclisboa.org/2015. Deu formações intensivas em colaboração com a Associação Os Filhos de Lumiére, dirigiu ateliers de realização para jovens adultos e crianças, tendo prosseguido por conta própria com formações dadas em acampamentos ciganos, prisões (homens, mulheres e menores) e em bairros camarários. Alguns dos seu prémios foram atribuídos nos festivais de Múrcia, Vila do Conde, Ovar, Lisboa. Colaborou com realizadores como Edgar Pêra, Paulo Rocha, Catarina Alves Costa, Rodrigo Areias, Saguenail, entre outros. Lecciona Montagem e Realização no curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto desde 2013.

21:45
★ Seleção Caminhos
TAGV

História Secreta da Aviação 14’
João Manso

Campo 101’
Tiago Hespanha

22:00
Caminhos Mundiais
Mini-Auditório Salgado Zenha

A Celebration 10’
Mahsa Razavi, Canadá

The Barber 14’
Melanie Aronson, Suécia

The Evil Eye 14’
Leonore Kasper, Roménia

The Afghanistans 16’
Adrian Silisteanu, Roménia

Mission Lifetime 67’
Markus Weinberg, Luise Baumgarten, Alemanha

Reposição

Cinemas NOS Alma Shopping

★ Moscatro 11’
Patrícia Maciel

★ 18 23’
Rui Esperança

★ Gabriel 92’
Nuno Bernardo

00:00
After Party
Aqui Base Tango / ODD