Caminhos do Cinema Português

“História e Linguagem do Cinema” com Catarina Maia a 15 e 16 de dezembro

História e Linguagem do Cinema” com Catarina Maia vai ser lecionado a 15 e 16 de dezembro, propondo-se a levar os alunos pelos caminhos da história do cinema familiarizando-os com a gramática da sétima arte.  

No próximo fim-de-semana, a 15 e 16 de dezembro, o segundo módulo nuclear “História e Linguagem do Cinema”,  terá a duração de 16 horas e decorrerá entre as 9h30 e as 18h30 de dezembro no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e será lecionado por Catarina Maia, licenciada em Estudos Artísticos, variante de Cinema, pela Universidade de Coimbra, onde fez também o curso de especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem. É ainda crítica de cinema na Revista METROPOLIS e colabora regularmente com o Curso de Estudos Artísticos nas disciplinas de Análise de Filmes e Crítica Cinematográfica.

Esta formação, na medida em que combina história e linguagem fílmica, foi pensada para articular as dimensões da história e da linguagem do cinema, apresentando a constituição e evolução da linguagem do cinema a par dos grandes momentos da sua história: o pré-cinema e o cinema primitivo, os fundadores, o cinema clássico, a transição neo-realista para a Nouvelle Vague e para as várias formas de pôr em causa o modo de produção e de rodagem herdados do período clássico, terminando numa breve discussão da questão do pós-cinema. Os elementos definidores da linguagem do cinema – enquadramento, plano, cena, sequência, entre outros. – serão pois abordados na sua ocorrência e evolução ao longo da história do cinema, tendo como pano de fundo a grande questão das relações que o cinema sempre manteve quer com a evolução da tecnologia (de que os casos mais espetaculares são a chegada do som, da cor e do digital), quer com a economia que sustenta o aparato de produção e distribuição do negócio que o cinema também é.

Os objetivos deste módulo são dotar o formando de conhecimentos gerais sobre a história do cinema e de ser capaz  reconhecer e identificar as questões básicas da linguagem cinematográfica, estimular a sua capacidade de utilização prática dos conceitos analisados e fomentar a criação de consciência crítica e de análise sobre as imagem em movimento e  enriquecer a gramática cinematográfica dos formandos perspectivando a aplicação no projeto de curso.

As inscrições a partir de 55€ e limitadas a 25 formandos, estão abertas a todo o público com condições especiais para sócios, desempregados e para estudantes da Universidade de Coimbra e da Universidade Aberta. Estão ainda disponíveis inscrições a partir de 800 euros, para o curso inteiro.
Inscreva-se aqui.