Caminhos do Cinema Português

Cinemalogia II – A partida para a Obra

Da ideia ao filme, damos a conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica. Antes de o ano findar, continuamos com as próximas formações que encabeçam o plano de estudos do ‘Cinemalogia II’.

No dia 8 de Dezembro, Alexandre Cebrian Valente, Criativo, Argumentista, Realizador e Produtor, instruirá no seu módulo ‘Equipas e Encargos Técnicos’ sobre as equipas de produção, de realização, de imagem e som, até aos diferentes técnicos que trabalham desde a preparação ou Pré-Produção à Pós-produção. Neste módulo serão apresentadas as diversas actividades técnicas e criativas e os diferentes profissionais que as desenvolvem ao longo da feitura de um filme.

No dia 9 de Dezembro, António Costa Valente, docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tem o seu doutoramento em animação, longa-metragem e novas tecnologias. No seu módulo abordará variados temas, tais como: Do projecto ao orçamento; Do orçamento ao financiamento; Produzir ou co-produzir; Um dilema: tudo legal ou tudo ilegal?; As autorizações e vistos; A legislação de produção e de co-produção; Os direitos de autor, conexos e outros; Para a exibição de um filme – percursos e trâmites legais.

Nos dias 15 e 16 de Dezembro, Tiago R. Santos, autor de argumento de filmes como ‘Atrás das Nuvens ‘ (co-autor), ‘Call Girl’ e ‘A Bela e o Paparazzo’ , leccionará a segunda parte do módulo de Argumento. Com base nos argumentos criados pelos alunos durante o módulo de Argumento I, esta segunda fase irá concentrar-se no fundamental processo de reescrita. Tal será conseguido através da leitura dos textos, feedback do formador e restantes formandos e do acompanhamento do trabalho no local. Argumento II é um módulo prático que pretende finalizar e materializar todos os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos, garantindo que cada um seja autor do argumento de uma curta-metragem.