A preparação de uma rodagem faz-se pela preparação de todos os aspectos técnicos e artísticos. No próximo fim-de-semana, 16 e 17 de Fevereiro, abordamos a construção de personagens nos módulos de “Figurinos”, orientado por Silvia Grabowski e Caterina Cucinotta, e Caracterização, orientado por Carlos Gago.
Após a escolha do argumento é tempo de fazer o planeamento da produção compreendendo as competências da direção artística de forma a poder passar para uma correta e adequada fase de pré-produção da curta metragem. A 9 de fevereiro, Luís Alvarães irá orientar os formandos quanto à Gestão e Conceção de Produções e a 10 de fevereiro é a vez de Luísa Bebiano Correia ficar encarregue por explicar o papel da Direção da Arte. As inscrições, a partir de 30€ por módulo, estão abertas em permanência.
“História e Linguagem do Cinema” com Catarina Maia vai ser lecionado a 15 e 16 de dezembro, propondo-se a levar os alunos pelos caminhos da história do cinema familiarizando-os com a gramática da sétima arte.
No próximo fim-de semana, nos dias 8 e 9 de dezembro, começam os módulos nucleares da 9ª edição do Curso de Cinema “Cinemalogia” promovido pelos Caminhos do Cinema Português e pela Universidade Aberta desde 2011.
O primeiro módulo “Argumento 1” terá a duração de 16 horas e decorrerá entre as 9h30 e as 18h30 de dia 8 e 9 de dezembro no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e será lecionado por Cláudia Clemente, arquiteta de formação, divide o seu trabalho atual entre a escrita e a realização cinematográfica, entre a ficção e os documentários.
Terminou a 1 de dezembro a XXIV edição dos Caminhos do Cinema Português. Das cinco equipas de júri; Caminhos, Ensaios, FICC, Imprensa CISION e Público, resultaram 26 premiações dais quais “Cabaret Maxime”, de Bruno de Almeida, foi o filme que mais galardões alcançou, nomeadamente Melhor Banda Sonora, para Manuel João Vieira, Melhor Realização, para Bruno de Almeida, Melhor Direção Artística, para João Torres, Melhor Actor Secundário para John Wentinmiglia e o Grande Prémio do Festival.
Destaque ainda para “Até que o Porno nos Separe” de Jorge Pelicano que na sua primeira exibição alcançou o prémio de Melhor Documentário Universidade de Coimbra e o Prémio do Público Chama Amarela, “Por Tua Testemunha” de João Pupo com os Prémios de Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Actor para Fernando Rodrigues, “Aparição”, de Fernando Vendrell, que conquistou os prémios de Melhor Atriz Secundária e Melhor Guarda-Roupa, “Maria”, de Catarina Neves Ricci, com os prémios de Melhor Atriz e Menção Honrosa do Júri FICC, Anteu, de João Vladimiro, premiado com o Prémio Melhor Comunicação e Promoção Ivity Brand Corp. e Melhor Curta-Metragem Turismo do Centro, “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, Melhor Animação e Menção Honrosa do Júri de Imprensa CISION e, finalmente, para “Terra Franca”, de Leonor Teles, que alcançou os prémios D. Quijote da Federação Internacional de Cineclubes e o Prémio de Melhor Longa-Metragem de Ficção Europcar.
A XXIV edição do festival Caminhos do Cinema Português termina, hoje, dia 1 de dezembro. A Cerimónia de Encerramento vai decorrer no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), pelas 21h45, com apresentação de Carolina Santos e Diogo Carvalho.
“O valor de uma marca do/no Cinema Português” é a temática de reflexão da última sessão de MasterSessions a decorrer amanhã pelas 18 horas na Sala do Carvão situada na Casa das Caldeiras. Discutir de que forma a atração de produções cinematográficas internacionais podem valorizar Portugal e o cinema que por aqui é criado, apresenta-se como as principais questões a serem discutidas.
Os Caminhos do Cinema Português lamentam que alguns filmes não tenham sido exibidos nas condições ideais e que o espetador não tenha tido a experiência desejada, no entanto, estamos a fazer de tudo para que possam vivenciar as obras tal e qual elas são e como elas foram idealizadas.
Ensinar, consumir e debater são os três pilares das MasterSessions oferecidas nesta que é a XXIV edição dos Caminhos do Cinema Português. Com a co-organização do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra (LIPA/UC) vai decorrer nos dias 26, 28 e 30 de novembro, pelas 18 horas, na Sala de Carvão, três sessões com temáticas em torno dos eixos curatorais da programação.
A elaboração de um Catálogo de Cinema, em cada uma das Edições dos Caminhos do Cinema Português, implica um registo material histórico (e assim cronológico) das principais obras produzidas em contexto nacional. Nesta XXIV Edição, apresentamos uma nova publicação que resume todas as atividades realizadas este ano, apresentando as caras e os nomes que marcaram o Cinema Português desde a nossa última edição.
Sábado, dia 24 de novembro, às 21h45, o Teatro Académico Gil Vicente será o palco da Cerimónia de Abertura do festival Caminhos do Cinema Português, com apresentação de Carolina Santos e Diogo Carvalho.
Os “Caminhos Juniores”, inseridos na 24ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, têm como principal objetivo aproximar o público infantil, do pré-escolar e do 1º ciclo (das escolas de Coimbra), à 7ª Arte, tendo uma intervenção cívica e humana. A atividade irá decorrer no Teatro Académico Gil Vicente, entre os dias 26 a 30 de novembro, às 10h00 e dia 1 de dezembro às 11h00.
Formação sobre “A Reportagem Foto-Vídeo de Eventos” com João Bacelar a 24 e 25 de novembro
2018-11-20O Curso de Cinema “Cinemalogia” arranca no próximo fim de semana, dia 24 e 25 de novembro, com o módulo complementar “A Reportagem Foto-Vídeo de Eventos” coordenado por João Bacelar, fotógrafo há 15 anos especializado em moda e styling. É igualmente Director de Arte e Designer de Comunicação. Esta primeira formação vai decorrer na Associação Académica de Coimbra, abrindo o caminho para as restantes 468 horas do curso de cinema. Este módulo terá um foco complementar na comunicação de eventos, em especial na criação e gestão de acervo próprio de imagem.
O Hotel Ibn-Arrik e o Hotel Dona Inês apoiam, pela primeira vez, os Caminhos do Cinema Português. Estas novas parcerias, em conjunto com o Hotel Botânico, representam um apoio logístico significativo à organização do festival pelo alojamento dos convidados, isto é todos os intervenientes trabalham no panorama cinematográfico nacional, sendo a justificação viva para a realização de um dos festivais cinematográficos mais antigos de Portugal.
Já é possível adquirir os bilhetes para as sessões da 24ª edição dos Caminhos do Cinema Português
2018-11-13A partir de hoje é possível a todos os interessados adquirir bilhetes para todas as sessões do festival através do portal bol, bem como nas bilheteiras da FNAC.
À semelhança do que já acontecia no site do festival é igualmente possível a aquisição de pacotes de sessões, com descontos consideráveis, bem como livre-trânsito pelas 56 sessões programadas de 23 de novembro a 1 de dezembro.
Júri da 24.ª edição junta Experiência e Irreverência para julgar os prémios do Cinema Português
2018-11-09As equipas de Júri da 24.ª edição estão oficialmente constituídas. Além do público, quatro equipas de júri com personalidades de relevo da cultura, do cinema e da sociedade em geral, terão a responsabilidade de avaliar e premiar as 121 obras em concurso, para um total de 26 prémios, destacando-se os prémios, oficiais e os técnico artísticos, da Seleção Caminhos onde se definem os principais vencedores de cada edição do festival. Há ainda espaço para a premiação internacional com os Prémios D. Quijote da Federação Internacional de Cineclubes e na Seleção Ensaios.