A Casa do Cinema de Coimbra celebra a Implantação da República com a estreia da cópia restaurada de “O Rei das Berlengas”, de Artur Semedo.
Rodado integralmente em Coimbra, o novo filme de António Ferreira “A Bela América” terá ante-estreia dupla na Casa do Cinema de Coimbra, no próximo dia 01 outubro às 18:30 e 21:30, com a presença de São José Correia (América) e Estêvão Antunes (Lucas), bem como de Daniela Claro, José Castro Gomes, Paula Santos e João Damasceno, o realizador António Ferreira e a equipa técnica.
Com estreia marcada para 03 agosto, “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó” de Manuel Pureza vai estar em exibição na Casa do Cinema de Coimbra. No dia de estreia, pelas 21:30, o realizador Manuel Pureza estará presente numa Sessão Especial, acompanhado pelos atores André Pardal, João Vicente e Madalena Almeida.
Entre julho e setembro, a Casa do Cinema de Coimbra junta-se à Bam Bam Cinema para dar a conhecer 4 filmes de 4 cineastas portugueses radicados pelo mundo, Fern Silva, Diogo Pereira, Nuno Escudeiro e Miguel de Jesus.
Nos termos do Artigo 6.º dos Estatutos da Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, vem a Mesa da Assembleia Geral (AG) convocar Assembleia Geral desta associação para o dia 20 de Julho de 2023, quinta-feira, às 18:00, na Casa do Cinema de Coimbra, sito no piso 0 do Centro Comercial Avenida na Av. Sá da Bandeira 33, em Coimbra.
“Super Natural”, docuficção experimental de Jorge Jácome, estreia a 1 de Junho na Casa do Cinema de Coimbra. A programação deste filme conta com uma sessão especial no próximo domingo, 4 de Junho, às 15h00, com a presença do realizador e argumentista. Jorge Jácome, realizador, e André e. Teodósio, argumentista, estarão à conversa com o músico Victor Torpedo e o musicoterapeuta Paulo Jacob, membros da banca conimbricense 5.ª Punkada.
“Yoon”, um roadmovie de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, premiado no Doclisboa e no Festival de Documentário de Jihlava, na República Checa, é exibido no próximo sábado, 20 maio, pelas 18:10, na Casa do Cinema de Coimbra. Será uma Sessão Especial com a presença do realizador Ricardo Falcão em conversa com o Professor Gonçalo D. Santos, antropólogo e investigador no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra.
De 11 a 17 de Maio a casa do cinema de coimbra celebra o seu segundo aniversário com um programa eclético e revelador com 21 filmes, dos quais 9 em ante-estreia e 3 em estreia nacional, que irão marcar o ano de 2023. As projeções têm início todos os dias a partir das 15:00.
A aposta da Casa do Cinema de Coimbra nas curtas-metragens portuguesas indicadas aos Óscares comprovou que, além do seu valor artístico, existe público e potencial para a sua exibição regular em sala. Ao longo de sete semanas a curta Ice Merchants trouxe até à Casa do Cinema de Coimbra mais de 480 espectadores, tornando acessível o visionamento em sala do primeiro filme nacional indicado a um Óscar.
Na próxima quinta-feira, 19 janeiro, a Casa do Cinema de Coimbra estreia os filmes “A Arte da Memória” de Rodrigo Areias, “Guerra” de José Oliveira e Marta Ramos e ainda “Porquinha” de Carlota Pereda. Estes filmes vão ter sessões especiais que assinalam não só a presença de realizadores como também a reflexão e discussão em torno dos mesmos.
Depois de uma primeira Sessão Especial esgotada, em que estiveram presentes os realizadores do filme João Moreira e Pedro Santo, o produtor Luís Urbano e o realizador Eduardo Brito, “O Natal do Bruno Aleixo” tem uma nova Sessão Especial na Casa do Cinema de Coimbra no próximo sábado, 14 janeiro às 21:30. Esta sessão vai contar com a presença de João Moreira.
Estreia a 12 janeiro a primeira longa-metragem de Pedro Henrique – “Frágil”, um filme com veia musical que segue um grupo de amigos nas suas peripécias noturnas. A noite e o clubbing são por eles vividos enquanto últimos espaços de resistência a um mundo de obrigações e instituições.
A 28 de dezembro de 1895 os irmãos Lumiére realizaram a apresentação do seu invento “o cinematógrafo” e assim, promoveram a primeira exibição pública de cinema. Nessa sessão 33 privilegiados assistiram pela à “Chegada de um comboio”, L’Arrivée d’un Train à La Ciotat.
Estreia a 15 de Novembro o documentário “Annie Ernaux: Os Anos Super 8” da autoria de Annie Ernaux, a mais recente Nobel da Literatura, e David Ernaux-Briot, seu filho. O filme parte do arquivo videográfico da família para revisitar uma história pessoal e familiar que se mistura com a História contemporânea no pós Maio de 68.
A mostra Programa!ação, iniciada em 2019, dedica-se a promover a exibição comparatistas sobre diversas perspectivas do Cinema Português. Nesta 4.ª edição propomos uma visita ao longo da linha do tempo pela Região Centro tendo como ponto de partida a adaptação do romance de Carlos de Oliveira, “Uma Abelha na Chuva” por Fernando Lopes. Um filme que se propôs a responder a uma obsessão portuguesa “como filmar o que somos e como somos?”. Uma resposta que invariavelmente depende dos lugares e das oportunidades existentes para a formação de cada indivíduo. Procurámos respostas na região centro com a programação que se realizará de 28 de Novembro a 27 de Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra e Auditório Salgado Zenha.
A edição do catálogo do festival é a materialização física de um conjunto de ideias, actos e vectores tomados a cada edição do evento. É um momento marcante na medida em que é essa mesma materialidade que permite perpetuar o trabalho de um ano inteiro de estudo, reflexão e programação do cinema que nos é proposto pelos criadores.