simposio digital caminhos Artboard 1 1

No próximo dia 27 de novembro, Cinema e Educação estarão em destaque na 7a edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”. A realizar presencialmente (Ponte de Lima) e online, este evento conta com organização do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb) em Ponte de Lima, da Unidade Móvel de Investigação em
Estudos do Local (ELO) e do Caminhos do Cinema Português, em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC) e o Município de Ponte de Lima. Docentes, investigadores, oradores convidados e especialistas analisarão práticas atuais e os novos desafios que se apresentam sobre o papel educativo do cinema.

Durante o evento, o cinema será tratado como meio e ferramenta pedagógica, num contexto em que o ensino a distância e o teletrabalho se tornaram estruturas cruciais para a sociedade.

A iniciativa destina-se a todos os interessados na temática do cinema e a todos os agentes envolvidos no campo da educação e da cultura, especialmente educadores e docentes que usem pedagogicamente o cinema nas suas aulas.

O evento, com entrada livre, decorre no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, e inicia às 10:30, no entanto, carece de inscrição obrigatória.

Inserida no Programa do Simpósio, decorre também uma Oficina sobre Fotografia, com o título “A Importância da luz no retrato”, que fica a cargo do Professor Juan Gabriel Garcia da Universidade Francisco Vitoria de Madrid e é realizada no Centro de Interpretação do Vinho Verde, em Ponte de Lima (o número de inscrições é limitado a 15 pessoas).

Programa

10:30– Sessão de Abertura :: Auditório Rio Lima

Domingos Caeiro – Vice-Reitor da Universidade Aberta para o Desenvolvimento e Cooperação Institucional
Paulo Barreiro de Sousa – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
António Moreira – Universidade Aberta/ Coordenação do Simpósio
Tiago Santos – Festival Caminhos do Cinema Português/ Coordenação do Simpósio

 

11:00 – Conferência de Abertura :: Auditório Rio Lima

“La importancia de lo obvio”
Juan Gabriel Garcia – Universidade Francisco Vitoria (Madrid)

11:30 – Mesa Redonda – Cinema e Educação :: Auditório Rio Lima

Elsa Mendes- Plano Nacional de Cinema (PNC), Direção-Geral da Educação
Sara Dias-Trindade –Universidade de Coimbra/CEIS20
Moderação: António Moreira – Universidade Aberta

12:15 – Debate

 

14:30 – Apresentação da IV Edição do “Curso de Cinema – Do Pensamento à Ação”- Universidade Aberta :: Auditório Rio Lima

16:00 – Oficina de Fotografia “A Importância da Luz no Retrato” :: Centro de Interpretação do Vinho Verde
Juan Gabriel Garcia & Ana Mas- Universidade Francisco Vitoria (Madrid- Espanha)

21:45 – Estreia das Curtas-Metragens “O bilhete premiado” e “Bilhete nº 404” da III Edição do “Curso de Cinema – Do Pensamento à Ação”- Universidade Aberta :: Auditório Rio Lima

Inscrição

Inscrição Público