Regulamento da Seleção Caminhos

Caminhos Film Festival é uma iniciativa co-organizada pela CCP – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra e pelo Centro de Estudos Cinematográficos/AAC. A secção competitiva Seleção Caminhos rege-se pelo seguinte regulamento:

 

1.- Prazos

A data limite de inscrição de Filmes e envio de Cópias para pré-seleção da Seleção Caminhos, para a XXIII edição do festival Caminhos do Cinema Português é 16 de setembro de 2017. Os filmes selecionados serão notificados até 31 de outubro de 2017. A data limite para o envio de cópias para exibição é o dia 7 de novembro de 2017.

 

2.- Admissão

2.1.- Apenas serão admitidos a concurso na Seleção Caminhos os filmes de produção nacional, cuja conclusão tenha ocorrido depois da edição transata do festival, não podendo já terem estado inscritos e/ou seleccionados em edições anteriores do Festival.

2.2.- Podem ainda inscrever-se todos os filmes, de produção nacional, que mesmo produzidos em data anterior à referida no ponto 2.1., não tenham sido ainda objecto de exibição pública em festivais ou em qualquer tipo de circuito comercial.

2.3.- Aceitam-se inscrições nos seguintes formatos:

  1. a) Película, produções em película, nos formatos 16mm e 35mm;
  2. b) Vídeo, produções videográficas, no formato BLU-RAY (sistema PAL); Ficheiro PRORES 422 HQ;
  3. c) O festival não aceita cópias de exibição em outros formatos e suportes para além dos especificados.

 

3.- Seleção

3.1- Não há limite quanto ao número de obras que cada realizador/produtor pode inscrever no festival e na Seleção Caminhos, desde que respeitem as normas do presente regulamento.

3.2- As inscrições decorrem obrigatoriamente na plataforma FilmFreeway, pelo sítio www.filmfreeway.com/festival/Caminhos.

3.3.- Caso a(s) sua(s) obra(s) seja(m) selecionada(s), será necessário enviar, via e-mail ou correio:

– Ficha Técnica Completa do Filme;

– Fotografias e Poster do Filme;

– Biofilmografia do Realizador;

– Fotografia do Realizador;

– Trailer ou Excerto de 2 minutos do filme;

– Cópia em Vídeo (DVD/BLU-RAY) do filme (obrigatoriamente via correio).

 

3.3.1.- O envio dos materiais, quando a opção for via eletrónica, deverá ser efetuado para: [email protected]. O Assunto deverá conter o nome do(s) filme(s) proposto(s) e o nome do Realizador.

3.3.2.- A cópia em Vídeo (DVD/BLU-RAY) para projecção deverá ser enviada para:

Caminhos do Cinema Português, Seleção Caminhos

Rua Padre António Vieira, Edifício AAC – 1º Andar

3000-315 Coimbra

 

4.- Júri da Seleção Caminhos

4.1.- O Júri Oficial será constituído por um painel de individualidades, tanto nacionais como estrangeiras, de reconhecido mérito pela sua contribuição para o Cinema e/ou à Cultura em geral.

4.2.- A constituição do Júri será anunciada no sítio do festival atempadamente.

4.3.- O Júri da Seleção Caminhos terá ainda em conta o seguinte:

  1. a) O Júri pode decidir a atribuição de Menções Honrosas, até ao máximo de uma por cada Prémio, com excepção dos “Outros Prémios Técnicos” aos quais não as poderá atribuir.
  2. b) O Júri não atribuirá Prémios em ex aequo.
  3. c) Os prémios podem incluir uma componente monetária ou em espécie, dependendo dos patrocinadores do Festival.
  4. d) É reservado ao Júri o direito à não atribuição de prémio a qualquer um dos Prémios em avaliação.

 

5.- Prémios do Júri Seleção Caminhos

– Grande Prémio do Festival

– Prémio Melhor Longa-metragem

– Prémio Melhor Curta-metragem Turismo do Centro

– Prémio Melhor Animação

– Prémio Melhor Documentário Universidade de Coimbra

– Prémio Revelação

 

6.- Outros Prémios Técnicos

6.1.- Ao Júri competirá ainda, de entre o conjunto de obras em exibição na Seleção Caminhos, atribuir os seguintes prémios independentemente da duração da obra:

– Melhor Actor;

– Melhor Actor Secundário;

– Melhor Actriz;

– Melhor Actriz Secundária;

– Melhor Direcção Artística;

– Melhor Fotografia;

– Melhor Guarda Roupa;

– Melhor Realizador;

– Melhor Caracterização;

– Melhor Montagem;

– Melhor Som;

– Melhor Argumento Original;

– Melhor Argumento Adaptado;

– Melhor Banda Sonora Original;

– Melhor Comunicação Ivity Brand Corp.

 

7.- Lista Prioritária de Festivais e Prémios

7.1.- As curtas-metragens e longas-metragens seleccionadas para o festival Caminhos do Cinema Português poderão concorrer ao Subprograma de Apoio à Divulgação e Promoção Internacional de Obras Nacionais, solicitando apoio financeiro destinado a suportar despesas com a promoção e participação, na medida em que o festival integra a Lista de Festivais Prioritários para 2017 do ICA I.P.

 

 

 

8.- Outras Disposições

8.1.-  Ao festival é reservado o direito de descarregar os filmes inscritos na plataforma para os integrar na videoteca do Festival, ficando as entidades organizadoras autorizadas a usá-las nas suas actividades, durante e após o festival, em brochuras, publicidade, internet, e ainda para outros fins promocionais ou educacionais, salvo indicação expressa em contrário no momento da candidatura.

8.2 – Para qualquer outra utilização da obra, será sempre solicitado o consentimento por escrito dos respectivos autores.

 

9.- Transportes e Seguros das Obras

9.1.- Os Portes de Envio das Cópias de Exibição dos filmes seleccionados serão cobertos pelo Festival, sendo que a sua devolução é da responsabilidade do produtor/realizador.

9.2.- O produtor/realizador deverá, aquando do envio das cópias de exibição, indicar o meio pelo qual deseja que estas sejam devolvidas. No caso de omissão dessa indicação, as cópias serão devolvidas pela transportadora do festival a expensas destes.

9.3.- A organização responsabiliza-se pelo seguro das cópias desde a sua chegada até à sua devolução.

 

10.- Casos Omissos

À Comissão Organizadora do Festival reserva-se o direito de:

  1. a) Decidir sobre os casos não previstos no presente Regulamento, bem como proceder a necessárias alterações, dando o devido conhecimento atempado a todos os concernidos.
  2. b) Decidir condições excepcionais que permitam a seleção de um filme que não respeite integralmente as cláusulas deste Regulamento.

 

 

11.- Disposição Final

A inscrição para pré-seleção e participação na secção competitiva Seleção Caminhos do festival Caminhos do Cinema Português XXIII implica a aceitação deste Regulamento.

Coimbra, 1 de Julho de 2017


Enregistrer