Notícias
Dia 17 – Quarta-feira
18h TAGV – Foyer
1. Do Cinema Novo ao Cinema Contemporâneo Português
Temas
Do Novo Cinema à Escola Portuguesa por Paulo Cunha
O cinema português contemporâneo (1990-2010) por Daniel Ribas
Moderador – Paulo Jorge Granja
[mais info]
Dia 22 – Segunda-feira
18h TAGV – Foyer
2. Cinema e Outras Artes: Práticas Artísticas
Temas
Cinema e Outras Artes: Práticas Artísticas [ou o céu como limite] por Isabel Nogueira
A Arte do Cinema – Migrações do gesto cinematográfico por Luciana Fina
Moderador – Abílio Hernandez Cardoso
[mais info]
Spot Oficial XIX Edição
Já viste aquele filme Português?
Todo o Cinema Português está em Coimbra de 9 a 17 de Novembro.
A Mel Convida e os “Miúda” apoiam “Todo O Cinema Português”!
- Os workshops da XVI edição do Festival já têm datas concretas e os seus horários já estão disponíveis. Todos os formandos que entretanto se inscreverem devem verificar a disponibilidade para as datas correctas e finais em que as Acções de formação vão decorrer. Alertamos mais uma vez que as vagas são limitadas e que só após o pagmaneto é considerado formalmente inscrito. O Pagamento pode ser efectuado por transferência bancária ou pessoalmente na sede do festival, na Rua Padre António Vieira, Edifício AAC, 1º Piso em Coimbra. Caso existam dúvidas não hesite em contactar a organização.
- Desde já lamentamos o atraso na divulgação dos filmes seleccionados e somos a informar que após uma pré-selecção árdua, os filmes que integram a secção competitiva da XVI edição dos Caminhos do Cinema Português são os seguintes:Curtas-metragens
No que concerne a lista de filmes seleccionados somos a informar que devido à enorme quantidade de inscrições a organização dos Caminhos do Cinema Português só poderá divulgar os filmes seleccionados para as sessões competitivas no decorrer do próximo dia 25 de Março. Lamentamos não poder fazê-lo antes, mas estamos certos de que assim conseguiremos levar ao público a melhor programação.
Quanto às inúmeras questões que nos têm sido colocadas sobre os horários dos workshops somos a informar que a organização está a tentar proceder de forma a que eles não coincidam entre si. Os horários definitivos e datas serão divulgados no decorrer da presente semana. De qualquer forma reserve já a sua vaga, pois elas são limitadas.
- Os filmes seleccionados para a XVI edição do festival já estão disponíveis. Ano após ano poderá ver nos Caminhos do Cinema Portugês o melhor da produção nacional de cinema, num único espaço, num único festival. Aproveite!
Os workshops e as inscrições para a XVI edição dos Caminhos do Cinema Português já se encontram disponíveis. Stop Motion, Vídeo Digital, Escrever Sobre Cinema, Micro Cinema e Argumento são os workshops que este ano temos para oferecer. Como podem verificar na descrição de cada workshop, estes são ministrados por grandes personalidades ligadas ao Cinema e ao Audiovisual português.
E é só vantagens pois na inscrição em mais do que um workshop é dado um desconto de 25% sobre o valor total dos wokshops inscritos. Outra vantagem é que a inscrição garante um livre trânsito para todas as sessões do Festival a decorrer de 18 a 26 de Abril no Teatro Académico de Gil Vicente e Mini-Auditório Salgado Zenha.
Aproveite esta oportunidade e inscreva-se nos nossos wokshops!
- DescriçãoComo se escreve um guião? Como se conta uma história em Televisão e Cinema?Conteúdos Programáticos:O cinema e a televisão são formas de comunicação contemporâneas, que no nosso século tiveram de inventar a sua linguagem. Neste curso estuda-se como se tem definido e transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama. Para compreender a «narração dramática» dos guiões, trabalham-se as teorias clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses previamente enviadas pelos participantes.
Pré-RequisitosOs participantes deste workshop devem enviar com antecedência uma sinopse, de modo a tornar o workshop o mais interactivo possível. A sinopse deve ser uma página, com sinopse original de um filme de ficção, atenção que não é de um filme já feito, mas sim um filme que imaginaram, com princípio, meio e fim. A organização fornecerá a morada de correio electrónico para este envio.Outras Informações:
Datas – Sábado 25 e Domingo de 26 de Abril 2009Horário – 9h às 13h e das 14h às 20hLugar – Edifício AAC
Limite de Participantes – 20
Horas de Formação – 20
Frequência Mínima – 70%
Preço Workshop – Sócios CEC/AAC 40€ Público em Geral 50€Notas:Na frequência de mais do que um workshop beneficie de um desconto de 25% sobre o total
A frequência dos workshops dá direito a Livre Trânsito para todas as sessões do Festival
Curriculum Vitae do Formador:Paulo Filipe MonteiroÉ licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Ciências da Comunicação (especialidade de Cinema) pela Universidade Nova de Lisboa. A sua tese de doutoramento foi sobre o cinema português entre 1961 e 1990. Fez as provas de agregação em 2003. Especializou-se em guionismo em França, Itália e Estados Unidos. Além da disciplina de guionismo que ensina na Universidade Nova de Lisboa, tem dado cursos de escrita para cinema e televisão em várias instituições (com destaque para o seminário que regeu na Fundação Calouste Gulbenkian de Abril a Junho de 1997). Tem também supervisionado guiões em encontros em Portugal, Irlanda, Escócia e Alemanha. Foi vários anos Presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e fundador da Federation of European Scriptwriters.
Escreveu a peça de teatro Área de Risco (estreada em 1999 na Fundação Calouste Gulbenkian) e a série de televisão A Viúva do Enforcado, realizada por Walter Avancini. Com João Mário Grilo, escreveu as longas-metragens O Fim do Mundo, Os Olhos da Ásia e Longe da Vista. Com o mesmo realizador, escreveu três tele filmes de 90 minutos: As Contas do Morto, realizado por Rita Nunes; 451 Forte, realizado por João Mário Grilo; e A Hora da Morte, realizado por José Nascimento. Escreveu a próxima longa-metragem de Fernando Lopes, Os Sorrisos do Destino. Tem 25 anos de trabalho como actor e encenador.
Para mais informações sobre o formador consulte o seguinte link
Descrição:
Depois da minha segunda longa-metragem ‘Nós’ em 2003, decidi-me por procurar novas formas de realizar e produzir filmes explorando métodos alternativos mais adequados ao cinema que procuro, um cinema pessoal feito quotidianamente. Desde então fiz micro-filmes realizando-os sozinha ou em colaboração com outros artistas, e quase sem orçamento, usando uma câmara de vídeo e um computador portátil.
Conteúdos Programáticos:
Este workshop analisa 4 projectos, de forma prática, da ideia à execução, com as dificuldades, as experiências e os resultados; 2 filmes que estão feitos e 2 que se estão a fazer. Os filmes serão mostrados na totalidade ou em excertos, e do seu comentário, vão surgir também pequenos exercícios de imaginação e de improvisação a serem realizados ao longo do dia.Falaremos de ‘Ballad of technological dependency’ [que realizei nos Estados Unidos, 4 retratos que contam experiências de “dependências“ tecnológicas; o filme partiu de uma série de ‘obstruções’, como por exemplo: cada rodagem tinha a duração de 1 hora, o que corresponde a 1 cassete mini-dv] e ‘Travelogue’ um road movie de uma viagem de carro de Lisboa até Marrocos, foi filmado em super-8, sem som e o trabalho de sound-design, foi essencial.
Na segunda parte estarão em análise 2 filmes em que trabalho neste momento: ‘Timeless Land’ e ‘Os vivos’. O primeiro, realizado em Londres, é uma obra quotidiana de amor, feita após a morte do meu companheiro em Dezembro passado, uma viagem num tempo não linear, quase colagem de ideias, memórias e projectos; o segundo, é sobre a escritora Maria Gabriela Llansol, é o meu primeiro filme-encomenda e encontra-se neste momento em fase de pesquisa; o projecto estende-se a uma série de instalações para uma exposição no CCB onde o uso de filme e som acompanha a concepção do espaço.
O Objectivo é inspirar as pessoas a Olhar atentamente e a fazer muito com pouco, é o meu objectivo neste workshopOutras Informações:
Datas – 24 de Abril de 2009
Horário – 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
Lugar – Edifício AAC
Limite de Participantes – 20
Horas de Formação – 8
Frequência Mínima – 70%
Preço Workshop – Sócios CEC/AAC 20€ Público em Geral 25€Notas:Na frequência de mais do que um workshop beneficie de um desconto de 25% sobre o total
A frequência dos workshops dá direito a Livre Trânsito para todas as sessões do FestivalCurriculum Vitae do Formador:
Cláudia Tomaz
Nasceu em Lisboa e licenciou-se em 1995 em Ciências da Comunicação, no ramo de cinema, pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1995, realizou 4 filmes – curtas e médias metragens – escreveu diversos projectos não realizados e trabalhou directamente, como assistente técnica e de criação, junto dos realizadores Pedro Costa, Paulo Rocha e José Álvaro Morais. Noites, a sua primeira longa metragem, recebeu o prémio para Melhor Filme da Semana da Crítica do Festival de Veneza 2000 e foi seleccionado para os Festivais de Gijon em Espanha, Belfort em França e Fic Brasília no Brasil. NÓS foi a sua segunda longa metragem e esteve presente no Festival de Locarno 2003, na secção Cineastas do Presente, recebendo o Prémio Boccalino que o distinguiu como o melhor filme do festival.
Para mais informações sobre a formadora consulte o seguinte link