Notícias
- A denominação de “Clube de Cinema”, e a adopção não previsível de “Cineclube”, não representa qualquer tentativa de afastar a longa e importante história do cineclubismo, cujo impacto social (e por isso político) é inegável. Mas, para sermos rigorosos, o conceito de cineclube, hoje, depende de uma dedicação conjunta por um associativismo que, por ser legalmente regulado, exige tempo e dedicação de forma a que se perceba como lidar com uma multiplicidade de burocracias para a sua manutenção e existência.
Na próxima quinta-feira, 19 janeiro, a Casa do Cinema de Coimbra estreia os filmes “A Arte da Memória” de Rodrigo Areias, “Guerra” de José Oliveira e Marta Ramos e ainda “Porquinha” de Carlota Pereda. Estes filmes vão ter sessões especiais que assinalam não só a presença de realizadores como também a reflexão e discussão em torno dos mesmos.
O Cinema Português de Curta-Metragem volta a integrar os finalistas às nomeações dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Celebrando a indicação na shortlist dos filmes “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves, “Ice Merchants” de João Gonzalez, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “O Lobo Solitário” de Filipe Melo, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de “Acção Real”, os “Caminhos do Cinema Português” apresentam, em parceria com a “Agência da Curta-Metragem” e a “Força de Produção”, a exibição dos filmes indicados de 19 a 24 Janeiro.
Depois de uma primeira Sessão Especial esgotada, em que estiveram presentes os realizadores do filme João Moreira e Pedro Santo, o produtor Luís Urbano e o realizador Eduardo Brito, “O Natal do Bruno Aleixo” tem uma nova Sessão Especial na Casa do Cinema de Coimbra no próximo sábado, 14 janeiro às 21:30. Esta sessão vai contar com a presença de João Moreira.
Estreia a 12 janeiro a primeira longa-metragem de Pedro Henrique – “Frágil”, um filme com veia musical que segue um grupo de amigos nas suas peripécias noturnas. A noite e o clubbing são por eles vividos enquanto últimos espaços de resistência a um mundo de obrigações e instituições.
A 28 de dezembro de 1895 os irmãos Lumiére realizaram a apresentação do seu invento “o cinematógrafo” e assim, promoveram a primeira exibição pública de cinema. Nessa sessão 33 privilegiados assistiram pela à “Chegada de um comboio”, L’Arrivée d’un Train à La Ciotat.
Estreia a 15 de Novembro o documentário “Annie Ernaux: Os Anos Super 8” da autoria de Annie Ernaux, a mais recente Nobel da Literatura, e David Ernaux-Briot, seu filho. O filme parte do arquivo videográfico da família para revisitar uma história pessoal e familiar que se mistura com a História contemporânea no pós Maio de 68.
A mostra Programa!ação, iniciada em 2019, dedica-se a promover a exibição comparatistas sobre diversas perspectivas do Cinema Português. Nesta 4.ª edição propomos uma visita ao longo da linha do tempo pela Região Centro tendo como ponto de partida a adaptação do romance de Carlos de Oliveira, “Uma Abelha na Chuva” por Fernando Lopes. Um filme que se propôs a responder a uma obsessão portuguesa “como filmar o que somos e como somos?”. Uma resposta que invariavelmente depende dos lugares e das oportunidades existentes para a formação de cada indivíduo. Procurámos respostas na região centro com a programação que se realizará de 28 de Novembro a 27 de Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra e Auditório Salgado Zenha.
A 28ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português encerra no dia 19 de novembro (sábado), com uma cerimónia na Sala D. Afonso Henriques (antiga igreja) do Convento de São Francisco, em Coimbra, marcando também a estreia deste local como anfitrião do Festival.
Um cineconcerto do filme “Hipnotismo ao Domicílio”, pela banda conimbricense Victor Torpedo & The Pop Kids, e a entrega dos cerca de três dezenas de prémios do Festival marcarão a cerimónia.