Sílvia Almeida

Sílvia Almeida

Sílvia Almeida nasceu em Aveiro em 1984. Cedo ruma a Lisboa, na sua formação destacam-se: curso intensivo Act- actores Teatro, Cinema e Tv, (de onde se destacam trabalhos com João Canijo, António Pedro Vasconcelos, Dimitry Bogomolov), uma licenciatura em Artes do Espectáculo na FLUL e um Mestrado na ESTC. Iniciou a sua carreira profissional como actriz em 2004, em Lisboa no Teatro Nacional D. Maria II com o espectáculo: “Os Lusíadas Rumo ao Oriente” de António Pires. Durante 10 anos trabalhou em diversos projectos de Teatro, Cinema e TV experimentando diferentes técnicas. Passando por salas como: Teatro Nacional D Maria II Lisboa e Teatro Nacional de São João no Porto, Teatro da Trindade, São Carlos e companhias como: O Bando, Lemon Entertainment, Inestética, Martim Pedroso, Miguel Moreira.

Em 2011 muda-se para Londres para trabalhar com a companhia Zecora Ura. no premiado projecto “Hotel Medea”, no Southbank Centre, integrado na Comemoração dos Jogos Olímpicos 2012, Latitude Festival, Preston, Rio de Janeiro e Brasília – Brasil. Trabalha também regularmente com Arbonauts Company co-criando: “Biped’s Monitor” e “The Desire Machine” bem aclamados em Londres pela componente imersiva e visual, live art. Na sua mais recente formação e residências em Londres destacam-se: Royal Shakespeare Company, Forced Entertainment, Old Vic, Tim Supple.

No cinema protagonizou longas e curtas metragens em Portugal e Londres tais como: “Funeral a Chuva” de Telmo Martins premiado pelo publico no Festival Caminhos do Cinema Português.“Olivia”, “A Morning Symphony”, “As Asas”, “Can you hear me”? Fez ainda trabalhos para Tv e publicidade. Fundou a sua companhia em 2007: Teatro Do Azeite que apresentou diversos projectos em diferentes salas portuguesas. Recentemente co-fundou o projecto Less Less Theatre em Londres em colaboração com a casa da Esquina em Coimbra. Recentemente apresentou em Londres o seu projecto a solo: “From Above” e encontra-se a rodar a curta metragem do mesmo.