Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. Filomena Serras Pereira

Coimbra e os Caminhos do Cinema Português

Coimbra é um importante centro nevrálgico do ponto de vista social e estudantil porque congrega uma das unidades hospitalares mais importantes do país, servindo quase um terço da população portuguesa, e é também um local de grande concentração de jovens universitários.

É, além disso, um pólo de cultura com tradições nas áreas da literatura, da fotografia, das artes plásticas em geral e, porque esse é o nosso campo, no Cinema.

Se bem pensarmos na cidade de Coimbra visualizada nos filmes nacionais, são vários os exemplos em que múltiplas facetas da urbe nos são narradas, desde, por exemplo, “Capas Negras” de Armando de Miranda, até ao mais recente “Rasganço” de Raquel Freire.

Torna-se, por conseguinte, muito importante que um acontecimento anual sobre o cinema português tenha lugar em Coimbra, numa época do ano em que se regista uma maior vocação de públicos para assistirem às sessões que, não só divulgam os exemplos mais recentes da cinematografia nacional, mas também se debruçam na reflexão sobre aspectos específicos daquela arte: ciclos dedicados a autores ou a tendências, actuais ou passadas, da nossa história do cinema.

O Instituto do Cinema e do Audiovisual, empenhado em prosseguir um desígnio de divulgação da produção cinematográfica nacional, congratula-se com mais uma edição dos Caminhos do Cinema Português, estimando que constitua um êxito para a organização e para o público.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lava firmware
Download WordPress Themes Free