Presidente do Conselho Directivo do Instituto do Cinema e Audiovisual – I.P. Dr. Luís Chaby Vaz

Os festivais de cinema são, por vocação, um espaço de celebração da sétima arte, onde apreciadores e profissionais do sector se reúnem, num ato coletivo de partilha, para a fruição de obras rigorosamente selecionadas e programadas. As restrições impostas pela situação atual representam um grande desafio à realização dos festivais, em todas as suas vertentes.

Por tudo isto, é com grande satisfação que dou conta da chegada de mais uma edição do Caminhos, festival que desenvolve um papel fundamental na promoção e divulgação do cinema nacional.

O reconhecimento imediato da necessidade de repensar o seu formato habitual, adaptando parte da sua programação ao formato digital, nomeadamente nas atividades paralelas como debates e oficinas, permitiu que a realização da sua 26.ª edição se mantivesse em 2020. Saúdo, por isso, a organização e os parceiros deste Festival, pela sua perseverança e sentido de missão cultural.

Esta edição fica especialmente marcada pela criação de um novo prémio para a melhor Animação Nacional, na Seleção Ensaios. Vivemos um momento francamente positivo para este género, facto que não passou despercebido a este Festival, refletindo a sua maturidade, capacidade de inovação e profundo conhecimento da produção de cinema e audiovisual nacional.

Espero que o 26.º Caminhos seja mais uma grande edição, estando eu certo de que continuará por longos e produtivos anos, contribuindo para a divulgação e o reconhecimento do cinema português.