Jorge António

Jorge António Produtor

Divide a sua vida particular e profissional entre Portugal e Angola.Cedo se dedicou ao cinema, desenvolvendo uma atividade cineclubista e realizando filmes amadores em Super 8.Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, especializou-se na área de Produção, em 1988.


Colaborou com as principais produtoras portuguesas em dezenas de produções audiovisuais.

Participa, em Portugal e no estrangeiro, em encontros, conferências, festivais, workshops e fomenta e colabora na edição de livros e revistas de Cinema.
Em Angola é, desde 1995, produtor da Companhia de Dança Contemporânea, com espetáculos em inúmeras cidades de África, Ásia, América e Europa.

Foi consultor do Instituto Angolano de Cinema e membro fundador do Festival Internacional de Luanda (2008) e co-autor com Maria do Carmo Piçarra da obra de cinema Angola, o nascimento de uma nação (3 volumes).
Em 1991 estreou-se como realizador com a curta O Funeral e em 1992 filma O Miradouro da Lua, sua primeira longa metragem e primeira co-produção luso-angolana.
Regressa este ano ao Caminhos Film Festival depois de ter sido premiado com o prémio Melhor Documentário de Televisão em 2004 com Outras Frases, com uma menção honrosa para o documentário A Utopia do Padre Himalaya, em 2005, e de ter sido jurado em 2006.