Direcção de Som para Documentário

14469636 10211071199075475 6805129186625142922 n

Resumo

A utilização expressiva de som em articulação com a imagem é, desde há muito, justamente considerada uma parte essencial de qualquer produção cinematográfica ou audiovisual, justificando-se o seu tratamento independente. Abordar-se-ão aqui os conhecimentos e competências relacionadas com a utilização de som para fins audiovisuais desde, por exemplo, a acústica e propagação do som em diferentes tipos de espaço aos diversos equipamentos de captação e registo sonoro.

A formação terá uma parte teórica onde serão abordados os aspectos técnicos, começando pela apreciação do guião que os formandos produziram para se ter noção do equipamento necessário à produção, os tipo de decores em que se irá trabalhar e a importância de os conhecer previamente, antecipando, em conjunto com a produção e realização, eventuais problemas para o departamento de som.

Será igualmente aborada a importância da relação do Departamento de Som não só com os departamentos técnicos, mas também com o departamento de arte (guarda roupa, decoração,etc.).

A parte prática irá preparar os formandos para realização da rodagem a realizar no âmbito do curso. Nesta parte será introduzida a temática da importância dos microfonistas, a sua correcta colocação tanto de lapela ou de perche, o tipo de comportamento que devemos ter na rodagem com actores e com todos os departamentos, os momentos que nos pertencem e os que devemos respeitar, assim como, as várias formas de eliminar ruídos indesejáveis, entre outros aspectos.

Objectivos a atingir

Neste módulo de Introdução à Direcção de Som pretende-se que os formandos tenham conhecimento sobre as características do som diegético e não diegético, técnicas de captação de som e os equipamentos e equipa envolvidos nesta etapa de produção.

Plano de Sessão

  • Teoria do Som
  • Microfones: Tipos e Características
  • Equipamento Técnico
  • Perche, misturadores, gravadores, protecção de vento, emissores, receptores.
  • Preparação e rodagem.
  • Captação de ambientes.
  • Técnicas de Microfonia.
  • Departamento de som com outros departamentos técnicos.
  • Exercícios de captação de som.
  • Truques e Dicas.

Material necessário

Não existem necessidades específicas.

Local

Departamento de Engenharia Informática, Pólo II
Pinhal de Marrocos, Coimbra

Data e Horário

24 de Março
9:00 — 18:00
8 horas

Inscrições

60€ estudantes / 80€ público geral
10% desconto para associados e membros UAb
Lotação máxima de 20 formandos

Inscrever

Formador

David Badalo

David BadaloDirector de Som

David Badalo é Director de Som com experiência em ficção e documentário. Colabora regularmente com André Badalo e com a Original Features. É bacharel (BASc) em Produção de Som no Instituto SAE de Madrid. Frequentemente lecciona na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação. Ao longo destes anos tem feito Direcção de Som, Perche e Pós Produção de Áudio em vários projectos de Cinema, Televisão e Publicidade. Trabalhou em diversas longas metragens tais como, "As 1001 Noites" de Miguel Gomes , "As Variações de Casanova" , ""Axilas" de José Fonseca e Costa, "Portugal Não Está À venda" de André Badalo, "Tous Les Rêves du Monde" de Laurance Ferreira Barbosa, etc. Em Televisão fez captação de som para telenovelas Portuguesas e Angolanas, para a série Americana "In Search of Aliens" para o Canal História, entre outros.

Outros Módulos