Marketing Cinematográfico


RESUMO

A cadeia de valor do cinema e a importância do distribuidor. A conjuntura e as novas tendências. Os objetivos a atingir com o filme e a melhor estratégia a implementar na persecução desses objetivos. A avaliação da obra (enquanto produto comercial) e os materiais de promoção. Análise SWOT e plano de marketing. As questões basilares: data de estreia, número de salas de estreia e investimento em publicidade. São estes os temas que vamos discutir, recorrendo a bons e maus exemplos, e seguindo um modelo de negócio devidamente estruturado para distribuição de um filme.

DATA & LOCAL

4 de Junho de 2017
9h00 — 18h00 (8h)

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Pólo 2


Condição Preço
Estudantes 60€
Público 80€

PLANO DA SESSÃO

1. MERCADO
1.1. Mercado Cinematográfico em Portugal
1.1.2. Top Filmes
1.1.3. Distribuição
1.1.3. Exibição
1.1.4. Produção

1.2. Evolução do negócio
1.2.1 Quotas de mercado
1.2.2 Novas tendências

2. DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA INTERNACIONAL
2.1. Tipologia de negócio
2.1.1. Grandes estúdios (Majors)
2.1.2. Produtores independentes

3. DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA NACIONAL
3.1. A importância do distribuidor na cadeia de valor do cinema
3.1.1. Vantagens e desvantagens em trabalhar com um distribuidor
3.1.2. Objetivos e competências do distribuidor

3.2. Vetores de orientação na distribuição do cinema português
3.2.1. Filmes com potencial comercial
3.2.2. Filmes com valor artístico e cultural
3.2.3. Filme não subsidiados
3.2.4. Outros

3.3. Avaliação da parceria de distribuição
3.3.1. Apresentação do Projeto
3.3.2. Medição de expetativas
3.3.3. Modelo de negócio
3.3.4. Definição contratual

3.4. Materiais
3.4.1. Filme
3.4.2. Trailer
3.4.3. Cartaz
3.4.4. Outros

3.5 Definição da data de estreia
3.5.1. Concorrência (competitive)
3.5.2. Janelas de oportunidade

4. MARKETING
4.1. Definição do target do filme

4.2. Análise comparativa
4.2.1. Identificação de títulos similares
4.2.2. Recolha de dados

4.3. Avaliação da concorrência

4.4. Análise SWOT
4.4.1. Identificação de vantagens e desvantagens
4.4.2. Descriminar pontos fracos e pontos fortes

4.5. Plano de Marketing
4.5.1. Salas de Estreia
4.5.2. Estimativa de espetadores e bilheteria
4.5.3. Custos expectáveis com produção e logística
4.5.4. Budget de marketing

5. PROMOÇÃO
5.1. Materiais de Cinema
5.1.1. A importância da exposição nas salas de cinema
5.1.2. Tipos de materiais

5.2. Parcerias
5.2.1. Parceiros de Media
5.2.2. Parceiros Institucionais
5.2.3. Outros

5.3. Publicidade
5.3.1. Televisão
5.3.2. Rádio
5.3.3. Outdoor
5.3.4. Imprensa
5.3.5. On-line

5.4. Comunicação
5.4.1. Visionamento de Imprensa
5.4.2. Encontro com a imprensa (Junket)
5.4.3. Antestreia
5.4.4. Roadshows
5.4.5. Material de suporte à divulgação

5.5. Formatos alternativos

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
6.1. Definir datas de implementação para todas as tarefas
6.1.1. Diagnosticar potenciais desvios
6.1.2. Estimar o impacto de eventuais desvios

7. PÓS-ESTREIA EM CINEMA
7.1. Exibição em cinema
7.1.1. Regras de mercado
7.1.2. Continuidade da exibição
7.1.3. Prestação de contas

7.2. Janelas de exploração seguintes

8. ESTUDO DE CASOS
8.1. Bons e maus exemplos


Daniel Valente

Daniel ValenteDirector de Marketing

Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema com especialização em Produção, colaborou, entre outros, na produção da curta-metragem Rhoma Acans, que integrou a competição “Ensaios Visuais”, da XIX edição do festival Caminhos do Cinema Português (2012). É, desde 2015, gestor de produto na NOS Audiovisuais, integrando a equipa de marketing do catálogo independente.


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