História e Linguagem do Cinema

RESUMO

O cinema e os meios audiovisuais têm uma linguagem própria? O que os diferencia e o que os aproxima da literatura, do teatro, da música, das artes plásticas? Planos, enquadramentos, ângulos, movimentos, montagem, ritmo, sinopse, argumento, guião, pré-produção, produção, pós-produção, realização e o olhar distinto de cada espectador. Tudo temas a desenvolver, entre muitos outros, numa abordagem clara e concisa, com exemplos de sequências de filmes.

DATA & LOCAL

12 e 13 de Dezembro de 2015
9:00 — 18:00
16 horas

Conservatório de Música de Coimbra

Inscrição

Condição Preço
Estudantes 60 €
Público 80€
Inscrição

PLANO DA SESSÃO

Em dois dias, numa abordagem intensiva (oito horas por dia) o programa estabelece-se: primeira abordagem: há uma linguagem cinematográfica, logo também audiovisual? Vamos exemplificar e discutir.
Segunda abordagem: da pré-história ao digital: os primeiros filmes, o cinema americano clássico, Griffith, o expressionismo, o cinema soviético, o surrealismo, do mudo ao sonoro. O cinema da Grande Depressão, entre duas guerras, Welles, o neo-realismo, a nouvelle vague, os novos cinemas, o regresso da grande aventura nos EUA, os independentes, a actualidade, o digital.

Formador

Lauro António

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Realizador de cinema (Manhã Submersa e O Vestido Cor de Fogo), e de televisão (séries Histórias de Mulheres (ficção), Prefácio a Vergílio Ferreira, O Zé Povinho na Revolução, Vamos ao Nimas, José Viana, Maria Sobral Mendonça, A Paródia, Novo Elucidário Madeirense, Humberto Delgado: Obviamente, Demito-o!, (documentarismo), Cantando Espalharei… (poesia). Presença em centenas de Festivais e Semanas de Cinema Português. Diversos prémios, nacionais e internacionais. Filmes vendidos para circuitos comerciais e televisões de dezenas de países – Europa, EUA, África e América Latina.

Lauro António

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    12 e 13 de Dezembro de 2015
    Estudantes 60€
    Público 80€

  • Argumento 1

    Argumento 1

    Pedro Lopes
    O argumento é a base de qualquer projecto cinematográfico. Sem a palavra escrita, não há nada para produzir, interpretar ou realizar. O módulo de Argumento I oferece aos formandos as ferramentas necessárias à escrita de um guião, seja através da análise de filmes, de exercícios práticos ou de exposições teóricas.
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    19 e 20 de Dezembro de 2015
    Estudantes 60€
    Público 100€

  • Argumento 2

    Argumento 2

    Pedro Lopes
    rgumento II é um módulo prático que pretende finalizar e materializar todos os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos, garantindo que cada um seja autor do argumento de uma curta-metragem. Esta segunda fase irá concentrar-se nos processos de escrita e de reescrita.
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    16 e 17 de Janeiro de 2016
    Estudantes 60€
    Público 100€

  • Equipas, Financiamento e Aspetos Legais

    Equipas, Financiamento e Aspetos Legais

    Isabel Silva
    O filme, nas suas diversas fases de produção (escrita, desenvolvimento, financiamento, pré-preparação, preparação, rodagem, pós-produção e comercialização), conjuga uma infinidade de situações e de parâmetros onde aspetos técnicos e humanos, tecnologia e arte.
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    13 de Fevereiro de 2016
    Estudantes 60€
    Público 100€