Comunicados de Imprensa

vlcsnap-2021-11-12-00h45m49s576.png

“Alcindo” vence Grande Prémio Caminhos do Cinema Português

Documentário sobre a morte de Alcindo Monteiro no Bairro Alto em 1995 conquista o maior galardão do Festival

“Alcindo”, de Miguel Dores, conquistou o Grande Prémio Caminhos do Cinema Português. O documentário, que aborda o crime racial que chocou o país em 1995, foi escolhido pelo Júri com a justificação de ser “um filme significativo, que através de um impressionante trabalho de investigação com recursos limitados, parte de um acontecimento particular cujo entendimento profundo implica refletir sobre o passado, o presente e o futuro do nosso país”.

saber mais

realizador-640x800.jpg

Três mulheres vencem Prémios da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa

Estudantes de Universidades de Portugal, Inglaterra e Alemanha distinguidas pelos seus filmes em contexto académico

Catarina Henriques, da Universidade da Beira Interior, Sofia Salt, da University of the West of England, e Caren Wuhrer, da Hamburg Media School, são as distinguidas com os Prémios da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa.

 

saber mais

a-nossa-terra-o-nosso-altar-doclisboa-3-1800x1350.jpg

“A Nossa Terra, o Nosso Altar” vence Prémio Queima das Fitas de Coimbra – Melhor Filme Outros Olhares

Documentário sobre o Bairro do Aleixo, no Porto, vale o prémio ao realizador André Guiomar

O filme “A Nossa Terra, o Nosso Altar”, de André Guiomar, foi distinguido pelo Festival Caminhos do Cinema Português com o Prémio Queima das Fitas de Coimbra – Melhor Filme Outros Olhares.

A película testemunha as últimas rotinas do dia-a-dia do Bairro do Aleixo, no Porto, durante o processo de demolição das torres.

saber mais

JUNIORES-BASE-907x1276.jpg

Festival Caminhos convida pais e filhos a ir ao cinema

Sessão dos Caminhos Juniores aberta à comunidade a 20 de novembro

O Festival Caminhos do Cinema Português convida pais e filhos a irem assistir aos filmes dos Caminhos Juniores, a 20 de novembro (sábado), às 10h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

A entrada é gratuita para pais e acompanhantes, até dois elementos. Em exibição estarão sete curtas-metragens de animação, quatro delas nacionais.

saber mais

Tres-Dias-sem-Deus.png

Primeira longa-metragem realizada por uma mulher encerra Festival Caminhos

“Três Dias sem Deus”, realizado por Bárbara Virgínia em 1946, será exibido na noite de 20 de novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente

O filme “Três Dias sem Deus”, de Bárbara Virgínia, primeira longa-metragem de ficção realizada por uma mulher em Portugal, será exibido na sessão de encerramento do Festival Caminhos do Cinema Português, a 20 de novembro, às 21h45, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. Os 27 minutos de filme que restam da cópia original serão acompanhados musicalmente pelo guitarrista Marcelo dos Reis, numa noite que terá também a entrega de prémios do Festival.

saber mais

APP.png

A Previdência Portuguesa apoia Caminhos do Cinema Português

Associação Mutualista dá o nome à Seleção Ensaios e atribui prémios a três filmes da secção

A Previdência Portuguesa dá o nome à Seleção Ensaios do Festival Caminhos do Cinema Português. Trata-se de uma secção do Festival onde são exibidas produções de estudantes de cinema.

Ao longo do Festival são exibidas 58 produções em contexto académico, de jovens portugueses e estrangeiros. Houve 202 candidatos, sendo selecionadas 58 películas.

saber mais

UB_STILL1-1920x806.jpg

Realizador David Bonneville presente na exibição de “O Último Banho”

Primeira longa-metragem do realizador portuense exibida à tarde no Teatro Académico de Gil Vicente. À noite será exibido o documentário, de Miguel Dores, sobre o homicídio de Alcindo Monteiro

O realizador David Bonneville e a produtora Isabel Machado estarão presentes esta quinta-feira no Teatro Académico de Gil Vicente, na exibição do filme “O Último Banho”. A sessão tem início às 17h30 e contará também com a presença do realizador José Magro do filme Nha Sunhu.

A primeira longa-metragem do realizador portuense estreou no verão de 2021 e conta, no elenco, com as irmãs Anabela e Margarida Moreira, Miguel Guilherme e Martim Canavarro.

saber mais