22555732_10155490717990342_8718146187689641348_o.jpg

Introdução à Direção de Fotografia

A Direção de Fotografia é um departamento central em estreito diálogo com a Realização, com a Direcção de Arte, a Caracterização e Figurinos e as demais intervenções que se possam ser visíveis ao espectador. Assim também cabe a este departamento examinar, precaver e acautelar as necessidades logísticas para a produção nos diferentes décors. Essa articulação tem impacto na forma como as imagens serão captadas durante a rodagem, sendo determinante para os resultados que se pretendem obter num dado projecto cinematográfico.

Foto de Raquel Ralha

No módulo de Direcção de Fotografia pretende-se que os formandos tenham uma introdução à disciplina. Dever-se-á abordar a linguagem cinematográfica e a forma como se constroem planos, enquadramentos e raccords sem descurar as técnicas de iluminação.Compreender a linguagem visual e o sentido de continuidade.

A formação decorre no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra nos dias 23 e 24 de Fevereiro das 9h30 às 18h30. A formação é coordenada por Lee Fuzeta, licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior, com trabalho na área cinematográfica (montagem, correção de cor e cinematografia) desde 2009. 

No mesmo ano estreia-se na realização com o documentário “Embargado”, seleccionado em vários festivais de cinema. Em 2018 no filme “O Labirinto da Saudade” como Director de Fotografia, valendo-lhe a nomeação nos Prémios da Associação de Imagem Portuguesa de 2019 para o PRÉMIO SONY de Melhor Direção de Fotografia em Documentário.

Saiba mais sobre esta actividade na página do módulo. As inscrições, a partir de 55€, para esta formação ainda estão disponíveis em www.caminhos.info/cinemalogia/inscricao.

Related Posts