29354537_1918387941519162_2699619317517200755_o.jpg

“Oh! As Casas” em Documentário

Durante esta semana o curso de cinema “Cinemalogia” promoveu o módulo de realização documental que, com a orientação do realizador Pedro Magano, se propôs materializar filmicamente a proposta da Universidade de Coimbra para esta 20.ª Semana Cultural. Tratando-se de um curso de estrutura modular, o Cinemalogia reúne, a cada edição, um grupo heterogéneo de formandos, com percursos académicos diversos e provenientes de vários pontos do país, unindo-se a profissionais da área do cinema na concretização de um filme.

Esta foi uma etapa deci­siva. Quer olhemos para o aspeto pedagógico, quer para o de produção do documentário, o trabalho elaborado ao longo dos quatro dias de realização documental é e será o resultado do cruzamento de saberes partilhados ao longo dos módulos que integram esta edição do curso de cinema. O documentário vive do tratamento artístico do real e esta foi a abordagem tomada pelo grupo que foi criando e aprendendo a criar e expressar as imagens e os sons da cidade.

A partir de investigação e planeamento prévios encontraram-se os pontos comuns entre os interesses do grupo e foi determinada uma linha narrativa que agora olha para as casas enquanto um dis­po­si­tivo tran­si­tó­rio, pro­du­tor de memó­rias e mode­la­dor de pes­soas. Coimbra revelou-se uma cidade de passagem neste processo: uma casa de passagem, um alojamento temporário, onde todos contribuem para a formulação da(s) sua(s) identidade(s), cruzando-se o novo e o velho de múltiplas formas. Percorrendo as ruas da cidade em busca da casa, das casas que resultarão do seu trabalho, o grupo bateu à porta de casas, estabelecimentos comerciais e instituições e reuniu testemunhos dos seus habitantes. O que poderemos esperar deste filme?