Caminhos do Cinema Português

Margarida Leitão leciona módulo de História e Linguagem do Cinema

Os formandos serão apresentados à história e teoria do cinema, analisando o desenvolvimento da linguagem e estética cinematográfica, desde a sua origem até à atualidade. Inscrições ainda disponíveis em www.caminhos.info/cinemalogia/inscricao

Os formandos serão apresentados à história e teoria do cinema, analisando o desenvolvimento da linguagem e estética cinematográfica, desde a sua origem até à atualidade.

Com foco no cinema documental, tem início na próxima quarta feira, dia 14 de março, a formação para o módulo de História e Linguagem do Cinema, no decorrer do curso de cinema “Cinemalogia 8”. Lecionado pela realizadora Margarida Leitão, com este módulo pretende-se dotar os formandos de conhecimentos gerais sobre a história do cinema, sendo capazes de reconhecer e identificar as questões básicas da linguagem cinematográfica. Outros objetivos passam igualmente por estimular a capacidade de utilização prática dos conceitos analisados e fomentar a criação de consciência crítica e de análise sobre a imagem em movimento, assim como criar bases gerais para temas possíveis para o alunos produzirem no curso.

Margarida Leitão é licenciada em Montagem de Cinema e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade de Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área da montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e do documentário na ETIC- Escola de Tecnologias Inovação e Criação. A sua primeira curta “Kilandukilu/Diversão” ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde.

O Departamento de Engenharia Informática da FCTUC recebe esta formação de 8 horas, com início às 10 horas e fim às 19 horas no próximo dia 14 de março.

Mais informações estão disponíveis na página do módulo.