Direcção de Fotografia com Jorge Pelicano

Na sexta edição do curso Cinemalogia a formação na área da Direcção de Fotografia é da responsabilidade do realizador Jorge Pelicano. Ao longo de 32 horas, divididas em 2 módulos, os formandos terão a oportunidade de aprender e discutir os métodos que tornam a Direcção de Fotografia numa das componentes mais criativas e expressivas da criação cinematográfica.

Nesta primeira sessão os formandos terão a oportunidade de conhecer os conceitos básicos da Direcção de Fotografia, as funções do Director de Fotografia e como coordena a sua equipa, bem como se relaciona com a restante equipa de produção. Dado o carácter prático do curso “cinemalogia”, os alunos terão ainda uma primeira abordagem ao guião produzido, realizando-se uma análise comparatista de vários filmes em relação à sua composição, luz e sombra. Além da análise narratológica na perspectiva da Direcção de Fotografia há ainda espaço para o debate entre a estética e a ética e as componentes técnicas da formação da imagem e dos tipos de câmera. A primeira parte desta formação será concluída com a abordagem aos processos de réperage (scouting) da pré-produção, à iluminação e à construção de raccords.

Jorge Pelicano é licenciado em Comunicação e Relações Públicas, tendo iniciado em 2001 o seu percurso televisivo como um dos repórteres principais da Grande Reportagem da SIC Televisão. Em 2005 estreou-se no documentário com “Ainda há Pastores?”, com o qual ganhou mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais. Em 2009 estreou o documentário multipremiado “Pare, Escute, Olhe”. Em 2012, deixou o Jornalismo e está atualmente a trabalhar como Realizador de Documentários na produtora Até ao Fim do Mundo onde acabou recentemente o seu último trabalho “Pára-me de Repente o Pensamento” galardoardo com o Grande Prémio do Festival “Portugal Sou Eu” e o Prémio de Melhor Realizador “Europcar” na XX edição dos Caminhos do Cinema Português.

O percurso formativo continua até ao mês de junho percorrendo todas as etapas de construção cinematográfica “da ideia ao filme”. Saiba mais em caminhos.info/cinemalogia