Caminhos do Cinema Português

Extensão XXI Caminhos Film Festival em Castro Verde

Decorre até 24 de Fevereiro uma extensão do festival Caminhos do Cinema Português na cidade alentejana de Castro Verde. Tendo início a 10 de Fevereiro, a exibição de algumas das obras que fizeram parte da selecção do ano passado estará em exibição ainda em sessões nos dias 17 e 24 deste mês.

10-02

Depois da extensão a Torres Novas no passado mês de Janeiro, a apresentação do que de melhor foi exibido em Coimbra prossegue a missão do festival de levar o cinema português ao maior número de públicos possível.

A extensão em Castro Verde inicia-se dia 10 de Fevereiro com a exibição das obras nacionais Gu, de Pedro Marnoto Pereira, Encontradouro, de Afonso Pimentel, Fortunato – D’aqui até S. Torcato, de João Rodrigues e Provas e Exorcismos, de Susana Nobre.

No dia 17 de Fevereiro são exibidos os filmes Maria, de Leonor Pacheco, Paloma, de Nuno Portugal, Que dia é hoje, do Colectivo Fotograma 24, A Directa, de Beatriz Novais, Tiny Little Delicate Foreign Castles, de Rob Key, O Assalto, de João Tempera, Otorrinolaringologista, de André Pereira e O Rebocador, de Jorge Cramez.

Finalizando a extensão do festival a Castro Verde, o dia 24 deste mês vê a exibição dos filmes Midgard Folk, de Alexandra Allen e Mau Mau Maria, de José Alberto Pinheiro.

Depois das sessões em Torres Novas terem focado essencialmente a Selecção Caminhos da edição XXI do festival, Castro Verde tem a oportunidade de ver também uma amostra do que se vai produzindo nas escolas de cinema nacionais. As obras Paloma, Otorrinolaringologista, Tiny Little Delicate, Foreign Castles e Midgard Folk são alguns exemplos do que foi exibido em Coimbra na Selecção Ensaios em Novembro e Dezembro. A Selecção Ensaios é o espaço dedicado pelo Caminhos à produção de alunos dos cursos de cinema nacionais e internacionais, aberta como incentivo à promoção das novas vozes da Sétima Arte.

Todas as sessões decorrem no auditório do Fórum Municipal de Castro Verde, pelas 21:30 e sempre com entrada livre.

Recordamos que neste fim de semana o Curso de Cinema – Cinemalogia conclui a porção dedicada à pós-produção com o módulo Equipas, Financiamento e Aspectos Legais, ministrado pela directora de produção Isabel Silva. À semelhança do ano anterior, com a curta-metragem Paloma, também a edição deste ano do curso será concluída com a produção de um filme pelos formandos. Mais informações sobre o curso de Cinemalogia em Caminhos.info/cinemalogia