Photo-2-stillkako2-1280x720.jpg

Apontamentos da Selecção Caminhos II


Há uns anos quando Kiarostami nos mostrou o público de Shirin, ficámos com uma visão diferente daquilo que era cinema e espectador, do que era a catarse e o sentimento expresso na face daquele que se isola acompanhado na sala de projecção. André Gil da Mata consegue ir mais longe, indo até à sala de projecção mostrando-nos Sena e o seu quotidiano de projecionista jugoslava, com o amor pelo cinema e pela memória colectiva da arte cinematográfica com o pretexto e metáfora de Eva Ras. Em “Como me apaixonei por Eva Ras” deambulamos entre tempo histórico, caímos numa realidade sem linha cronológica exacta, numa homenagem ao cinema em geral e ao jugoslavo em particular. Ao projecionista mítico e à Sena que é real, viva e com biografia pautada pela partilha do filme e da conversa.

macabre

Hoje merece ainda destaque a animação “Macabre” de Jerónimo Rocha e João Miguel Real. Sendo iniciado por um acidente de carro para escapar de um animal selvagem, K. depressa é forçado a entrar num serão soturno e labiríntico, com claras influências Kafkianas. Há um processo infindável e uma metamorfose contínua, uma ideia de vida/existir inextricável (mas constantemente iniciática) marcada pelo processo da morte. Morte aqui representada por uma descida (ou queda) e pela busca constante do Eu, que por vezes é aquele que nos mata.

gelo

Ainda dentro da temática do tempo, do espaço e cumulativamente da sua ausência ou capacidade de os saltar, encerramos o dia com “Gelo” de Luís e Gonçalo Galvão Teles. É a existência de dois filmes dentro do mesmo, recheado pelo mistério e ficção científica. O entrelaçar de duas vidas, a do amor ao cinema e a da vida aparentemente eterna. Sendo o filme sobre escape, há a fuga do amor e a possibilidade de o (re)encontrar num espaço não físico como o onírico, que acaba por ser semelhante ao mundo interior despertado pelo cinema.

Mais um dia em que se vê o cinema português celebrado. Mais um dia de novidade para o espectador.

Até já,

João R. Pais,

Selecção Caminhos

Related Posts