Caminhos do Cinema Português

Alunos do curso Cinemalogia rodam curta-metragem no mês de Março

Dos figurinos até à rodagem de uma curta-metragem, sem descurar todo o processo de Pré-Produção e Casting , o curso Cinemalogia traz de volta a produção de Cinema a Coimbra.

O mês de Março começa, no curso Cinemalogia – Da ideia ao filme, com uma formação logo no primeiro dia. A abrir, Susana Jacobetty irá introduzir os formandos aos conceitos de caracterização e guarda-roupa. Da sua vasta experiência profissional na Indústria da Moda destaca-se o seu trabalho como Fashion Stylist, Fashion Adviser e Blogger.

Continuando a segunda fase do curso, a Rodagem, os dias 7 e 8 de Março serão dedicados ao módulo de Direcção de Actores e Casting. Com coordenação a cargo de Nuno Madeira Rodrigues, realizador premiado em festivais como o “New York International Film & Video Festival”(EUA) e o “Premio Europeo Massimo Troisi” (Itália). Este módulo de dois dias integra o casting, já noticiado anteriormente, com o objectivo de fechar o elenco para a curta-metragem a ser rodada no último módulo do mês.

O Casting, promovido pelos Caminhos do Cinema Português, continua a decorrer até ao dia 5 de Março procurando-se actores, de ambos os sexos para os papeis principais e figuração.

As personagens principais envelhecem ao longo da narrativa, sendo valorizadas semelhanças físicas entre os candidatos. Assim, procuram-se actores para os seguintes perfis:

— homens entre os 25 e os 35 anos e entre os 55 e os 65 anos de idade;
— mulheres sentre os 28 e os 38 anos e dos 60 aos 70 anos de idade.

As personagens secundárias têm perfis próximos dos:

— homens com idades próximos dos 26 e 70 anos
— mulheres próximo dos 45 anos de idade.


Antecipando a rodagem os formandos terão de aprender como se prepara uma produção encetando todos os contados e planeamento artístico e técnico com o objectivo de optimizar os tempos de produção. Durante a rodagem de 40 horas, coordenada pelo realizador Telmo Martins, haverá o complemento da formação teórica em Direcção de Fotografia. João Antero, professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, acompanhará parte deste módulo auxiliando os formandos na construção dos planos.

A fechar, e como referido anteriormente, terá lugar o culminar de toda a formação teórica e prática levada a cabo desde o início deste curso. A rodagem da curta envolve a aplicação de toda a informação recolhida pelos formandos e colmatará nas imagens que seguem para a derradeira secção do curso, a Pós-Produção e Distribuição.

O curso de cinema, Cinemalogia, deixa o repto e convida a população da cidade a assistir e a participar, no processo de transformar uma ideia em filme. Lançamos este mês uma promoção com a inscrição conjunta nos módulos de Direcção de Produção, Direcção de Fotografia 2 e Realização com condições especiais. A inscrição no casting é livre.