MG_5941-1080x720.jpg

O Sonho e a Ficção em Português

_MG_5941
A sessão das 15h, decorrida neste Domingo no TAGV, contou com um conjunto de curtas-metragens, sob o tema “Sonhar e Ficcionar em Português”. Esta sessão contou com a presença do realizador de “Conversas do Mundo”, Pedro Neves e da coordenadora do Projeto Alice, Sara Araújo.
“20 Desenhos e Um Abraço”, realizado por José Miguel Ribeiro, é uma curta animada que baseada no caderno de viagens do autor durante a sua estadia na cidade de Vila do Conde. Com uma estética abstrata, esta retrata cenas do dia-a-dia dos habitantes da cidade, sob o ponto de vista do realizador.
_MG_5904-2
Pedro Lino é o realizador de “Terra”, uma curta documental que nos mostra o antigo ritual das “chegas de bois”, em Terras de Barroso, Montalegre. “Na Escama do Dragão”, de Ivo Ferreira, conta a história de uma repórter, interpretada por Margarida Vila Nova, e do seu operador de câmara, que embarcam numa jornada no sul da China, para desvendar o mistério do naufrágio de um navio chinês do século 12, contemporâneo do naufrágio do navio de D.Fuas Roupinho. Para além da história do naufrágio, o filme vai desvendando algumas questões de identidade de ambos que, até aí, se encontravam submersas.
“Dédalo”, de Jerónimo Rocha, é uma curta ficcional onde a personagem se debate pela sobrevivência, enquanto na presença de uma estranha figura alienígena.
_MG_5902-2
O destaque vai para “Conversas do Mundo”, de Pedro Neves, que faz uma compilação de excertos de conversas, decorridas no âmbito do Projeto Alice, em diversos pontos do globo e que, segundo o autor, pretendem mostrar a realidade desses mesmos povos, em relação à realidade europeia, levantado questões de “emancipação de povos e problemas sociais”.


Artigo de Cristiana Sousa
Fotografias de Lia Ferreira