Documentar Portugal

O Festival Caminhos do Cinema Português arrancou hoje, dia 14 de Novembro. Os documentários “Inverno no Jardim” de Ricardo Espírito Santo e “E Agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto começaram a ser exibidos às 17h30m, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

“Inverno no Jardim”, com a curta duração de 3 minutos e 20 segundos, mostra o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra durante a estação de Inverno, numa compilação harmoniosa de imagens.
Realizado por Joaquim Pinto, “E Agora? Lembra-me” é o relato diário do próprio realizador no seu combate quotidiano contra as doenças de que sofre: hepatite C, HIV e cirrose. O dia-a-dia de Joaquim Pinto é documentado em vídeo numa jornada entre a contextualização de uma luta diária de ensaios clínicos com drogas ainda não aprovadas e de dor, medicação e a alternância entre a vida na aldeia e os tratamentos na cidade e no estrangeiro.
No fim da sessão foram entregues boletins de voto para que o público espectador avaliasse os filmes visualizados com vista à posterior atribuição do Prémio do Público «Chama Amarela».

Os dois documentários foram as primeiras obras cinematográficas exibidas na semana do Festival Caminhos do Cinema Português ainda que a Cerimónia de Abertura se realize às 22h do dia de hoje.

Por Claudia Carvalho Silva
Fotografia de Lia Ferreira