Caminhos do Cinema Português

2014/10/01 Caminhos apresentam Júris

A organização dos Caminhos do Cinema Português, apresentou no espaço C do Coimbra Shopping os elementos que constituem o painel de Júris do Festival.

Anabela Teixeira, Gisela João, Ivo Canelas, Mário Augusto, Nicolau Breyner, Rita Ferro, Soraia Chaves e Vicente Alves do Ó têm a responsabilidade de atribuir os prémios artísticos e técnicos do Cinema Português.

Valorizando o futuro da sétima arte nacional Artur Serra Araújo, Francisco Dias e Tiago R.Santos, constituem o Júri Selecção Ensaios premiando o melhor filme produzido em contexto académico por realizadores Portugueses.

A relação do Cinema Português com os seus públicos, nacionais e internacionais, é igualmente valorizada e os Caminhos apresentaram ainda o Júri de Imprensa e o Júri da Federação Internacional de Cine Clubes (FICC). O Júri de Imprensa é constituído por Elizabete Agostinho, Fernando Moura, Luísa Sequeira, Manuel Halpern e Pedro Ribeiro. O Júri Internacional nomeado pela FICC foi o português José Santiago, o marroquino Karim Ouakrim e o alemão Ruben Miranda.

Conhecidos os jurados, os Caminhos do Cinema Português inauguraram a exposição (D)Amostra ao Festival que percorre cronologicamente a história do festival, de 1988 até à contemporaneidade mostrando o contexto histórico e evolução deste evento. A organização com esta exposição pretende consciencializar os públicos para a evolução da produção cinematográfica nacional, mostrando também alguns dos momentos chave de cada edição dos Caminhos.

A exposição estará patente de 1 de Outubro a 22 de Novembro, no Espaco C, no Coimbra Shopping, exposição esta que será complementada com a exibição de obras singulares deste percurso histórico.

A XX edição do festival ocorre de 14 a 22 de Novembro.