20 Anos: “A Morte do Cinema” + “Ó Marquês vem cá abaixo outra vez!

A 27 de Fevereiro o Ciclo20 Anos de Cinema Portuguêsexibirá duas curtas-metragens sobre a produção de Cinema em Portugal. Serão exibidos os documentários A Morte do Cinema de Pedro Sena Nunes e Ó Marquez Vem Cá Abaixo Outra Vez de João Viana. A sessão decorrerá como habitualmente no Mini-Auditório Salgado Zenha e a entrada é livre.

Pedro Sena Nunes

Realizador, Produtor, Fotógrafo, Viajante e três vezes Pai. Terminou o Curso de Cinema em 1992. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional, na qual é responsável pela área audiovisual. Realizou documentários e ficções em cinema e vídeo e produziu mais de 100 spots publicitários. Nos últimos doze anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional. Na ETIC, é formador e coordenador de projectos há sete anos, e há dois anos assumiu a responsabilidade da Área de Imagem e Som, ensino profissional e técnico, desenhando cursos e criando projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral.

A MORTE DO CINEMA

2007, 30′

Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora. Através das suas “máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos.

Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes “apimentados” e “para senhoras”.

Que imagens se projectam hoje no seu ecrã?

Ficha Técnica

Ideia Original
Pedro Sena Nunes

Realização
Pedro Sena Nunes

Direcção de Som
Emídio Buchinho

Fotografia
Pedro Sena Nunes

Montagem
Micael Espinha

Mistura de Som
Tiago Matos
Videocine

Genérico
João Pelica
Sérgio Aragão

Design Gráfico
Sofia Rodrigues

Web Design
Nelson Deicado

Contabilidade
Fernando Semeão

Tradução
Paola Guardini
Peter Taylor

Produtor
Pedro Sena Nunes

Colaboração
Associação VoArte
Tiago Afonso Sena

Participações Especiais
Emídio Buchinho
Álvaro Dias

Produção
Associação Meridional Cultura

João Viana

João Viana nasceu em Angola, em 1966. Entre 1988 e 1994, licenciou-se em direito em Coimbra e estudou cinema no Porto. Trabalhou em produção, som, story-board, realização e finalmente argumento. Em 2007 escreveu “ Olhos Vermelhos” para Paulo Rocha. Entretanto trabalhou com cineastas como José Alvaro, Rob Rombout, Filipe Rocha, Sagueneil, Seixas Santos, Cesar Monteiro, Grilo, Biette, Manuel de Oliveira , Schroeter… Começou a realizar os seus próprios filmes em 2004, ao lado de Iana Ferreira, com o filme A PISCINA (Festival de Veneza, em competição). Presentemente trabalha na sua primeira longa metragem, produzida pela produtora que fundou, Papaveronoir.

Ó MARQUÊS ANDA CÁ ABAIXO OUTRA VEZ!

2012, 30′

Uma ambulância e um carro da polícia na esquina. Os meus amigos do cinema perguntam o que se está a passar. Uma mulher atravessa a rua a correr.

Com Intervenções de

Alberto Seixas Santos

Cláudia Varejão

Edgar Feldman

Edgar Pêra

Inês Oliveira

João Pedro Rodrigues

João Nicolau

João Salaviza

José Miguel Ribeiro

Leonor Noivo

Manuel Mozos

Marco Martins

Mariana Gaivão

Pedro Serrazina

Renata Sancho

Rita Nunes

Sandro Aguilar

Teresa Garcia

Ficha Técnica

Realização
João Viana

Argumento
João Viana

Direcção de Som
Ricardo Almeida

Música
Nuno Cardoso

Fotografia
Pedro Carneiro

Direcção de Produção
Rita Moreira

Produção
Papaveronoir Filmes