Pré-Produção II – Meios, Equipamentos, Dêcors e Logística

Plano

Neste modulo deverão ser abordados temas relacionados com a fase de pré-produção/produção de um filme, planificação das filmagens (plano de trabalho e levantamentos), organização e adaptação do orçamento às necessidades reais do momento, localização de décores, decoração e guarda-roupa, caracterização de personagens, organização de equipa técnica e artística. Em suma deverão ser reunidas todas as condições para que as filmagens possam iniciar-se da melhor forma. Consequentemente deverão abordar-se temas directamente relacionados com as filmagens, gestão de prioridades e imprevistos (questões meteorológicas, atrasos, adaptação constante do plano de trabalho às necessidades). Serão apresentados e analisados casos práticos (excertos de filmes e making-of de filmagens).

1. MEIOS (2 horas)
1.1 Equipa
1.2 Actores
1.3 Contratos
1.4 Seguros

2. EQUIPAMENTOS (2 horas)
2.1 Luz
2.2 Maquinaria
2.3 Imagem
2.4 Som
2.5 Maquilhagem/Cabelos
2.6 Guarda-Roupa
2.7 Decoração

3. DÉCORES (4 horas)
3.1 Pré Selecção e Réperage
3.2 Selecção e Contratos
3.3 Espaços Públicos e Semi Públicos
3.4 Exteriores/Interiores

4. LOGÍSTICA (3 horas)
4.1 Viaturas/Transportes
4.2 Equipas/Horários
4.3 Plano de Trabalho
4.4 Consumíveis
4.5 Décores e Actores

5. SENSIBILIDADES E NUANCES (1 hora)
5.1 Equipa
5.2 Pagamentos
5.3 Actores
5.4 Décores
5.5 Horas Extras
5.6 Refeições e catering

6. TRABALHO PRÁTICO (4 horas)
6.1 Leitura de Guião
6.2 Análise do plano de trabalho
6.3 Discussão de processo de produção
6.4 Observação e discussão de casos praticos (filmes)

 

 

 

 

Info

Data
23 e 24 de Março 2013

Duração
16 horas

Horário
9:00 – 18:00

Nuno Portugal

Nuno Portugal nasceu em Coimbra em 1982, mas passou a maior parte da sua vida em Seia onde cresceu.Em 2007 concluiu a sua Licenciatura em Estudos Artísticos direccionado para a vertente de cinema na Universidade de Coimbra.
Desde então realizou e editou inúmeros filmes e video clipes em colaboração com a PERSONA NON GRATA PICTURES.
Enquanto na PNG teve a oportunidade de trabalhar, aprender e ganhar uma inestimável experiênciacom o seu mentor (produtor/realizador e fundador da PNG Pictures, António Ferreira).Como resultado dessa experiência, Nuno cresceu como artista e desenvolveu a sua própria voz e presença criativa,o que o levou a perseguir e produzir os seus próprios projectos. Para além do Cinema e do Video, uma das suas grandes paixões é a fotografia.
Dos vários prémios ganhos destaca-se o prémio Melhor Curta-Metragem In Tocha com o filme “O Voo da Papoila” na XVIIi edição do festival Caminhos do Cinema Português.