Imagem III — Pós-Produção

Plano

Os avanços tecnológicos recentes no campo do audiovisual têm permitido um cada vez maior controlo sobre a imagem na fase de pós-produção. Este módulo irá apresentar as principais técnicas utilizadas, hoje em dia, nas áreas da correcção de cor e efeitos especiais digitais recorrendo a exercícios práticos realizados pelos alunos.

Correcção de Cor

20 Abril | 9h-10h30
Princípios Teóricos da Cor no Cinema e no Vídeo
• Cores primárias e complementares
• Colorspace em filme e vídeo
• Lift, gamma e gain
• Correcções primárias e secundárias
• Importância dos skin tones
• Videoscopes
• Calibração de monitores
• Principais filtros de correcção de Cor em After Effects
• Outras soluções de software e software/hardware para correcção de cor
• Correcções de cor frequentes (day for night; bleach bypass)

20 Abril | 10h30-13h Exercícios Práticos de Correcção de Cor em After Effects

Efeitos Especiais Digitais
20 Abril | 14h -18h
Introdução Teórica aos Principais Efeitos Especiais Digitais
• Rotoscoping
• Compositing
• Keying: Principios práticos para uma iluminação eficiente de um croma; Verde/Azul; Luma Key; Spill; Correcção de Cor; Edge Blend
• Tracking: 2D; 2,5D; 3D
• Principais Etapas de uma Produção CG: modelling; texturing; shading; rigging; animation; lighting; rendering; compositing

21 Abril | 9h-18h
Exercícios Práticos de Efeitos Especiais Digitais em After Effects
• Exercício 01: Masking, Rotoscoping, Clean Plate Utilizar as ferramentas de cloning no After Effects para criar um clean plate. Retirar um objecto indesejado (perche) do plano recorrendo a técnicas de masking.
• Exercício 02: Composição de Elementos – Tracking, Correcção de Cor, Grão
Adicionar elementos (edifício) a um plano em movimento de uma paisagem.
• Exercício 03: Sky Replacement
Adicionar um céu novo a um plano recorrendo a masking e luma key.
• Exercício 04: Keying
Adicionar um cenário a uma personagem filmada com fundo de croma.

Bibliografia
Brinkmann, Ron. “The Art and Science of Digital Compositing”, Burlington, Morgan Kaufmann Publishers
James, Jack. “Digital Intermediates for Film and Video”, Burlington, Focal Press Wright, Steve. “Digital Compositing for Film and Video”, Burlington, Focal Press

Websites
www.fxguide.com
www.cgsociety.org
www.videocopilot.net

www.lynda.com
www.digitaltutors.com

 

 

 

 

Info

Data
20,21 de Abril de 2013

Duração
16 horas

Horário
9:00 – 18:00

Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda nasceu em Coimbra em 1979. Estudou Cinema e Televisão na London Metropolitan University e Visual and Special Effects na National Film and Television School, no Reino Unido. Trabalha na área de pós-produção para cinema e publicidade tendo participado em campanhas para a Mitsubishi, Alpro e John Frieda e nas longasmetragens My Last Five Girlfriends (Julian Kemp, 2009), Embargo (António Ferreira, 2010) e Retornos (Luis Avilés, 2010). Também desenvolve trabalho na área do documentário tendo co-realizado, com Rita Alcaire, os filmes Filhos do Tédio (2006), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 (2011). Em 2010, realizou o documentário Pelos Trilhos do Andarilho – Ao Encontro de Ernesto Veiga de Oliveira para o GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

Local
Departamento de Engenharia Informática
Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra