Caminhos do Cinema Português

Júri Ensaios Visuais 2011

XVIII Caminhos do Cinema Português – Júri Ensaios Visuais

Manuela Lima
Profissional de Cinema freelancer.
Pode dizer-se que nasceu a ver cinema. Desde que se conhece que adora as luzes da grande tela. Profissionalmente está ligada à sétima arte desde 1988. Fez parte de vários júris nacionais e internacionais, cineclubes e festivais. Pertenceu à comissão organizadora de dois festivais internacionais, trabalhou na imprensa de outros tantos. Esteve ligada À Cartoon Europeia, a coordenação europeia de festivais e afins. Faz parte de vários júris do ICA há uma década. Para ela “cinema é vida”. Por isso continua a trabalhar com várias instituições em cinema e artes conexas. São paixões.
Ricardo Real Nogueira
Fintou o destino que lhe reservara uma carreira no mundo da economia, em Moçambique,
onde nasceu, e foi estudar para a London Film School.  
Licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi produtor, realizador e argumentista na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), tendo dirigido os destinos da ficção da televisão estatal durante uma dezena de anos. Foi júri e premiado em vários concursos de cinema e televisão nacionais e internacionais.
É professor na Licenciatura e no Mestrado em Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.
Vasco Mendes
Nascido no Porto em 1987, começou a filmar aos 13 anos e a editar as filmagens em VHS. Passados 10 anos, é licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior , curso que terminou com a apresentação da curta-metragem “Sinfonia dos Loucos”, vencedora  do prémio “Melhor Ensaio Visual” , na XVII edição do Festival Caminhos do Cinema Português e que fez parte dos “Most Important Cinematic Works” no Alternative Film/Video 2010 . Já foi exibida em Espanha, Sérvia, Ucrânia, e Estados Unidos.
Colabora em Festivais de Cinema como o Festival Internacional de Curtas-metragens Porto7 e FEST- Festival Internacional de Cinema Jovem. Já participou em masterclasses com Hervé Schneid, David Macmillan, Etgar Keret, Randall J. Tack , Tom Stern, Alex Rodriguez , Aleks Cvetojevic, João Canijo, Colin Arthur, Eduardo Serra, entre outros.
O seu último trabalho chama-se “Gira Saia”.